Dívidas no Paraná seguem caindo pelo 11º mês consecutivo

Da Redação com assessoria

Curitiba – O número de devedores no Paraná caiu -3,57% em março de 2017 na comparação com o mesmo mês do ano passado. O levantamento foi divulgado nesta quarta (19) pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), por meio da Base Centralizadora Faciap de Proteção ao Crédito (BCF), conveniada ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

O dado mostra que os paranaenses tomaram menos dívidas, mas ainda há sinais de crise. "A queda é positiva dada a situação do país, mas ela ocorreu porque o consumidor tomou menos crédito. O cenário será ainda melhor caso haja queda no número de CPF's negativados mesmo quando o consumo voltar a crescer, porque as pessoas estarão efetivamente pagando as contas", explica o presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa.

Na comparação mensal, as contas de final de ano influenciaram a alta da inadimplência. O aumento no número de devedores em março de 2017 em relação ao mês anterior foi de 0,93%. A variação é sazonal. “No final do ano, as pessoas costumam quitar dívidas com o décimo terceiro. Mas acabam se endividando de novo com as contas que chegam nesse período, como material escolar e impostos”, explica Claudenir Machado, vice-presidente da Rede de Benefícios Faciap.

DÍVIDAS

O número de dívidas no setor credor de água e luz foram as que tiveram queda anual mais expressiva no Paraná: – 37,75%. Já as pendências devidas ao setor de comunicação caíram – 13,82% e ao comércio, – 9,86%.

No caso dos bancos, houve aumento de 0,84%.

Relacionadas

MODELO

Cilla Tech Park atrai investidores de Cascavel para Guarapuava

REGULARIZAÇÃO

Alguns estabelecimentos precisam regularizar cadastro no 'Comida Boa'

DEFESA DO CONSUMIDOR

Procon de Guarapuava retoma audiências, mas no formato virtual

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com