22/08/2023
Guarapuava Segurança

Divulgados os nomes e imagens de foragidos da Cadeia de Guarapuava

Informação confirmou a fuga de quatro detentos entre sexta (30) e domingo (2). Até o momento, nenhum foi recapturado

fugitivos-decima-quarta--guarapuava

O número oficial de detentos que fugiram da Cadeira Pública de Guarapuava na manhã do último domingo (2) foi confirmado pelo Departamento Penitenciário (Depen) do Paraná. No total, três presos conseguiram fugir da 14ª Subdivisão Policial após abrirem um buraco na parede da cela da galeria B.  Somando-se a fuga de sexta feira (30), são quatros os foragidos até o momento. Os nomes e fotos de todos foram repassados com exclusividade ao Portal RSN.

Segundo o Depen, os foragidos são Israel Huf, José Augusto Lorencetti, Divair Tiago Santos Barbosa e Eloi Fernando Czekalski. Forças policiais foram acionadas e fazem buscas na região. Até o momento, ninguém foi recapturado. De acordo com a assessoria de imprensa do Depen, um procedimento administrativo será aberto para apurar o caso.

Da esquerda para a direita: José Augusto Lorencetti, Israel Huf, Divair Tiago Santos Barbosa e Eloi Fernando Czekalski. Todos seguem foragidos (Fotos: Divulgação)

As duas ocorrências recentes foram registradas após o Portal RSN divulgar na tarde da última sexta feira (30) a informação de que as fugas seriam ainda mais facilitadas com a saída da escolta de um policial militar para banhos de sol e visitas na Cadeia de Guarapuava.

 A PM alega que não compete à eles tal responsabilidade, já que, desde o dia 7 de novembro a gestão plena da Cadeia Pública de Guarapuava passou a ser de responsabilidade do Departamento Penitenciário do Estado (Depen), liberando as responsabilidades da Polícia Civil sobre o espaço. O diretor do Departamento Penitenciário (Depen), Francisco Caricati, declarou que a retirada da guarda externa da Cadeia de Guarapuava é um processo que está acontecendo em todo o Estado, afirmando que tal política seria uma “desculpa” da PM para retirar segurança de cadeias.

A Justiça já determinou o retorno imediato da guarda na cadeia de Guarapuava. O processo deve ser articulado nesta semana.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.