22/08/2023
Blog da Cris Guarapuava

Dr. Antenor diz que “Guarapuava nos une”

Dr. Antenor conclama o vigor da militância e afirma que "chegou de fato a hora de fazer uma vida digna para todos"

Dr. Antenor no momento da chagada na convenção (Foto: Gabriela Ukracheski/RSN)

A coligação que ganhou o nome de ‘Uma só Guarapuava’ e que convencionou a chapa majoritária com Dr. Antenor e Dr. Antonio França Araújo defende a unidade. Sem falar que vai ‘administrar para o povo’, a exemplo do que proclamaram os demais candidatos a prefeito, a esquerda deixou esse ‘lugar comum’. O que pude perceber é que os candidatos Antenor e Antonio, em tom de igualdade entre os dois, trouxeram a pauta ampla, falando em modernidade, tecnologia, inovação como ferramentas de geração de novas oportunidades, de desenvolvimento social e econômico. Isso, segundo os candidatos, passa pela inclusão, pelo respeito à diversidade, pela educação com qualidade, pela união de todos os setores da sociedade, sem qualquer distinção.

Mas é na saúde pública que Dr. Antenor falou sobre a perseverança de quem trabalha como médico por quase três décadas. Para ele, o momento agora é decisivo. “Chegou de fato a hora de fazer uma vida digna para todos. Em 100 dias vamos transformar a saúde pública”. E foi nessa ‘fala’ que ele traz uma crítica subliminar às demais coligações. “Dr. Antonio não é um vice bibelô. É chegado o momento de promover uma saúde pública para todos e disso o nosso vice também entende”. Os pronunciamentos foram pautados em propostas, sem apologias ou referências a administrações anteriores, sejam elas municipais, estaduais ou federais.

A FORÇA DA MILITÂNCIA

E assim numa clima mesclado à música e trechos de poemas de cunhos políticos, que ocorreram as duas horas do encontro, na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil. Mas a verdade é que, apesar de todos os candidatos se referirem ao público como “exércitos que vão à luta”, é perceptível uma diferença. Ela se traduz numa única palavra: militância. E nesse quesito, os partidos de esquerda contam, sim, com um verdadeiro exército de militantes que nascem na base, nos movimentos sociais, na diversidade, no chão e nas portas de fábrica, nos movimentos culturais e acadêmicos, entre tantos outros segmentos da sociedade. Todos numa só voz: “Uma única Guarapuava. Uma Guarapuava que nos une. Uma Guarapuava para todos”, como a repetição que marcou a noite.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.