22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Duplicação da PRC-466 em Guarapuava tem licitação homologada

As obras incluem uma nova pista com duas faixas de rolamento e restauração da pista atual no trecho de 11,52 km até o Distrito de Palmeirinha

Guarapuava terá PRC-466 duplicada (Foto: DER/PR)

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou nesta terça (9) o resultado da licitação para duplicação da pista PRC-466. O trecho liga Guarapuava até o Distrito da Palmeirinha, contemplando de 11,52 quilômetros.

A pista será restaurada e duplicada com a técnica whitetopping, em que não há a perda da pista atual. Assim, o pavimento asfáltico é aproveitado como base para um novo pavimento de concreto. As obras iniciam após 540 dias corridos após a publicação no Diário Oficial e no portal Compras Paraná.

O processo interno inclui a assinatura do contrato e em seguida, ocorre a emissão da Ordem de Serviço. O documento estabelece a data para início das atividades. Conforme a autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), as obras da duplicação vão somar R$ 118 milhões.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias (Aen), o trecho da PRC-466 vai do Km 247,02 do Distrito da Palmeirinha até o início da pista dupla no perímetro urbano de Guarapuava, no Km 258,54. As faixas de rolamento da pista nova terão 3,6 metros de largura cada, acostamentos de 2,5 metros nas laterais, separada da pista existente por canteiro central ou barreiras de concreto New Jersey.

OBRAS

O DER/PR também informou que a empresa vai executar três retornos duplos do tipo “U” nas interseções em nível do trecho. Dessa forma, o tráfego terá acesso às vias municipais e estabelecimentos comerciais, no Km 250,7, Km 256,2e Km 257,4.

A obra também inclui a execução de uma nova ponte sobre o Rio Coutinho, paralela à já existente, com extensão de 40 metros e largura de 13 metros. Como resultado, haverá uma melhoria da geometria de curvas, nos acessos a lotes lindeiros, passeios com piso tátil, bem como nova sinalização vertical e horizontal, defensas metálicas e abrigos nas paradas de ônibus.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.