Educação cria sistema próprio para avaliação de alunos, em Pinhão

Desempenho dos alunos norteará a criação de políticas públicas para melhor a qualidade do ensino no município

Avaliação envolve alunos do terceiro e quinto ano (Foto: Ascom)

Um sistema de avaliação próprio para o diagnóstico da qualidade da educação foi criado pela Secretaria Municipal de Pinhão. A partir do desempenho dos alunos avaliados serão pensadas políticas públicas para melhorar a qualidade da educação no município.

Para avaliação, provas foram elaboradas pelo Setor Pedagógico e já foram aplicadas na rede municipal da cidade e do campo nos terceiros e quintos anos. Os primeiros e segundos anos da rede já passam por avaliação externa prevista pelo Programa Mais Alfabetização (PMALFA). Agora, o processo municipal está na fase de correções das provas e, posteriormente, serão gerados gráficos para a análise do desempenho que norteará as novas ações.

De acordo com a secretária de Educação, Maria Aparecida, a Cida, o que se espera, depois da publicização desses dados, é que haja a comparabilidade ao longo do tempo, já que é o primeiro ano em que a rede aplica uma avaliação externa.

“Além disso é preciso fazer a leitura e a análise detalhada dos resultados, discutir as informações e, com base nesse diagnóstico e nas reflexões realizadas a partir desses indicadores, elaborar um plano de ação da escola e da rede para transformar tudo isso em trabalho efetivo objetivando melhorar cada vez mais esses índices”.

Segundo a secretária, o processo envolve uma prova padronizada que assegura a comparabilidade dos resultados da rede municipal no decorrer dos anos. Dessa forma, a avaliação em larga escala busca avaliar de maneira independente e comparável ao longo do tempo, a educação do município de Pinhão.

Durante o planejamento das provas, houve uma definição clara do que seria avaliado, ou seja, o que se espera que cada aluno em cada etapa escolar seja capaz de fazer, para tanto, utilizou-se as Habilidades da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e os Descritores da Prova Brasil, mas com um diferencial, pautado em conteúdos que os professores da rede estão trabalhando no ano de 2018.

Relacionadas

UTILIDADE PÚBLICA

Energisa divulga desligamento programado para Guarapuava

PANDEMIA DA COVID-19

Guarapuava registra 92 novos casos de covid-19 e governador faz apelo

ADOTE E FAÇA O BEM

Crianças enviam cartinhas emocionantes para Papai Noel dos Correios

Comentários