Eleição vai definir novos vereadores em Irati

Embora ainda não haja dia da eleição, posse será no dia 10 de julho

Presidente da Câmara, Nei Cabral com alunos (Foto: Ascom/Câmara de Irati)

A Câmara Municipal em Irati terá novos vereadores escolhidos em eleição atemporal. A posse será no dia 10 de julho, às 9h, como parte das comemorações de aniversário do município.

Pelo oitavo ano consecutivo, a Câmara iratiense dá um exemplo de cidadania com o programa ‘Vereador Mirim’, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A proposta envolve estudantes da quinta série de 10 escolas.

De acordo com o presidente da Mesa Executiva, vereador Nei Cabral, os 10 vereadores mirins são escolhidos pelo voto direto em urnas eletrônicas.

“Com a eleição da Câmara Mirim através das urnas eletrônicas, como de fato acontece nas eleições municipais, estamos despertando nas crianças o interesse e a importância do voto, instrumento que pode transformar a vida dos cidadãos”.

Presidente Nei Cabral (Foto: Ascom/Ascom Câmara Irati)

Segundo o presidente, a intenção do Programa é justamente conscientizar as crianças para que sejam bons eleitores e, sobretudo, bons candidatos. “É fundamental que, desde cedo, os estudantes se coloquem como agentes políticos de mudança, capazes de transformar a realidade em casa, no bairro, na escola, na cidade, estado e país”.

Durante visitas nas escolas participantes, de acordo com o presidente, há alunos-candidatos que estão em campanha, apresentando propostas de melhorias para a comunidade escolar. Até o fim deste mês as escolas divulgarão os nomes dos vereadores e suplentes eleitos para a Legislatura 2019. O dias eleições serão definidos por cada escola.

Assim como ocorre nas sessões ordinárias da Câmara, os cidadãos poderão acompanhar os trabalhos da Câmara Mirim pelo site www.irati.pr.leg.br através do ícone “Sessões Gravadas”.

Estudantes eleitores (Foto: Ascom/Câmara Irati)

ESCOLAS

As 10 escolas participantes do Programa são: Escola Municipal João Paulo II; Olaria Filipaki; Rosalina Cordeiro de Araújo; Matilde Araújo Nascimento; Padre Wenceslau; Mercedes Braga; Tancredo Martins; Siqueira Rosas; Antonina Fillus Panka e João Maria Pedroso.

Relacionadas

MAIS UM NOME DIVULGADO

Celso Góes anuncia o novo titular da Secretaria Executiva

PRIMEIRO ESCALÃO

Rita Felchak é a primeira escolha de Celso Góes para o novo mandato

SUGESTÃO

Deputados pedem suspensão das provas do PSS do magistério

Comentários