22/08/2023
Política

Eleições na Unicentro terão chapa única para a reitoria, mas bate-chapa em campi

imagem-28760

Apenas uma chapa está inscrita para as eleições na Unicentro. O prazo para o registro de candidaturas encerrou-se às 17 horas desta quarta-feira (3). Nos campus do Cedeteg e Irati haverá bate-chapa para a direção. Pelo grupo situacionista disputam os candidatos Juliano Rezenda (diretor) e Sonia Kurchaidt (vice) contra os professores João Rainieri Vidal (diretor) e Raquel Rosalba Gatti (vice). Em Irati foram confirmados os nomes de Edélcio Stroparo (diretor) e Maria Rita Kaminski Ledesma (vice). O grupo de oposição apresentou a “dobradinha” Gilmar de Carvalho Cruz (diretor) e Roberto França da Silva Junior (vice).
No campus Santa Cruz disputam os professores Ademir Fanfa Ribas (diretor) e Darlan Weid (vice).

A expansão dos cursos de graduação propostos pelo Conselho Universitário será a novidade da campanha do professor Aldo Bona, candidato à sucessão do atual reitor Vitor Hugo Zanette na Unicentro. Entre os cursos planejados estão listados graduação em Direito, Engenharia Civil, Medicina, Odontologia, outros cursos na área de engenharia. O anúncio foi feito por Bona à RSN logo após a homologação da chapa situacionista. Após o registro das candidaturas, fato que aconteceu às 16 horas desta quarta-feira (3), a campanha começa e vai envolver discussões com a comunidade acadêmica nos diferentes campi da Unicentro, apresentando um conjunto de projetos que visam a expansão e o desenvolvimento da Universidade.
“Vamos discutir em todos os departamentos pedagógicos e administrativos e também em salas de aula. Queremos debater ideias que possam promover o crescimento institucional”, afirma Aldo Bona.

Outra pauta da campanha será o diálogo com lideranças estudantis em busca da soma de esforços para a definição de uma política de assistência ao acadêmico. De acordo com Aldo Bona, os investimentos hoje “são tímidos” e necessitam de recursos estaduais e federais para serem ampliados.
O candidato se diz otimista com a receptividade da comunidade acadêmica. “Estamos confiantes e com a expectativa de sermos bem sucedidos”, afirmou.

Após uma trajetória que já soma quase 30 anos de envolvimento com a Unicentro, desde a vida acadêmica como aluno na extinta FAFIG (Fundação Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava), até a direção do campus Santa Cruz (cargo que exerce atualmente), o professor Osmar Ambrósio foi indicado para ser o vice-reitor na chapa de Bona.
“Quando comecei a trabalhar tinha apenas 34 professores. Hoje tem departamento que possui 60. Participei da construção da Universidade desde a luta para evitar que nos tornássemos campus da UEPG. Já fui aluno, professor, chefe de departamento, coordenador de cursos, pró-reitor de pesquisa e pós graduação , diretor de campus. Hoje com orgulho e satisfação sou candidato a vice-reitor e vamos continuar trabalhando para que a Unicentro continue se desenvolvendo”, diz Osmar Ambrósio.

 

 

Fotos: Coordenadoria de Comunicação Unicentro

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo