Eleitor renova a Câmara de Vereadores de Guarapuava em 51%

Apenas 10 dos 21 vereadores conseguiram se reeleger. O 'Podemos' estreia na Câmara com a maior bancada: cinco vereadores

Eleitor renova a Câmara de Vereadores de Guarapuava em 51% (Foto: arquivo/RSN)

A partir de 1° de janeiro de 2021 a Câmara de Vereadores de Guarapuava estará renovada. De acordo com o resultado das eleições deste domingo (15), 11 novos vereadores ocuparão as cadeiras. Entretanto, 10 dos atuais vereadores estarão de volta.

Conforme a somatória dos votos, o ‘Podemos’, que estreou nas eleições neste ano, contará com a maior bancada. Assim, o partido que tem como presidente estadual o prefeito Cesar Silvestri Filho, elegeu cinco representantes. Além dessa conquista, o ‘Podemos’ tem dois campeões de voto. O professor Pablo, o mais votado (1.824) e Paulo Lima (1.729). Além deles, a bancada terá também Bruna Sptizner (1.269) e Nego Silvo (1.198), eleitos pela primeira vez.  O único reeleito é João do Napoleão (1.368).

Em seguida está o ‘Cidadania’, sigla que elegeu o prefeito Cesar Góes, com três vereadores, todos reeleitos: Márcio Carneiro (1.418); Celso Costa (1.414) e Vardinho (1.368). Já o PT conseguiu ‘emplacar’  duas mulheres, com a reeleição da Professora Terezinha ( 1.516) e Cristina Wainer (624).

OUTROS PARTIDOS

De acordo com as urnas, o PSL também elegeu dois vereadores. Assim, Rodrigo Crema retorna ao Legislativo com 913 votos; enquanto Wilson Anciuti legislará pela primeira vez ao obter 977 votos. Já o Republicano também conseguiu eleger dois representantes. Assim sendo, Pedro Moraes conquistou a reeleição com 1.565 votos e o Prof. Saulo entrou com 764.

Também com dois vereadores estará o Solidariedade com a reeleição de Gilson da Ambulância (1.245) e Joel Barbosa (1.241). Esse mesmo feito teve o DEM, com a confirmação do já vereador Marcelinho (1.136) e a estreia de Sidão Oreiko (932). Entretanto o PDT fica com apenas a reeleição de Dognei, enquanto o MDB ressurge com a eleição da Professora Bia e o DC conquista a primeira vaga com Cristóvão da Cruz.

TENDÊNCIA

Com a nova composição da Câmara, o prefeito eleito, Celso Góes terá a bancada majoritária. De acordo com a nova conjuntura, são cinco vereadores do Podemos, mais três do Cidadania. Além de outros dois do PSL, um do PDT (Dognei), e um do Republicano. Embora Pedro Moraes tenha sido eleito pelo partido que tinha candidatura majoritária, no atual mandato apoia o prefeito Cesar Filho. Numa primeira avaliação, a bancada situacionista terá 12 dos 21 vereadores eleitos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

SEGURANÇA PÚBLICA

Forças de segurança de Guarapuava deflagram Operação Sinergia

MAIS UMA MORTE

Pelo segundo dia consecutivo, Guarapuava registra morte por covid-19

CONSCIENTIZAÇÃO

'Dia D' com orientações sobre o Novembro Vermelho é adiado

Comentários