Em Candói, mais de 180 propriedades rurais são regularizadas

Ações integram o programa Minha Terra Paraná

(Foto: Ascom/Prefeitura de Candói)

Uma parceria entre o município de Candói e o Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG) vai permitir que 189 propriedades rurais de moradores sejam regularizadas. O processo se refere a terreno de pequenos produtores rurais que ocupam terras particulares (usucapião). De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a regularização integra o Programa de Regularização Fundiária que iniciou as atividades no município na primeira semana de dezembro.

Nessa primeira fase, as áreas serão medidas e catalogadas. O Instituto será responsável pelo georreferenciamento, que inclui a elaboração de mapas, memoriais descritivos e Anotação de Responsabilidade Técnica (ARTs) para subsidiar as próximas etapas da regularização. Posteriormente, a Prefeitura assumirá parcerias com cartórios e universidades da região, para realizar o ajuizamento das ações de usucapião cobrindo custos de titulação, que seriam pagos pelos beneficiários.

Já na fase final, os pequenos proprietários recebem os documentos em mãos, facilitando a regularização para aqueles que não tenham condições de cobrir com os custos. Ainda segundo a assessoria, Candói está na lista dos mais de 30 municípios escolhidos no Estado para fazer parte desse programa.

Relacionadas

PROGRAME-SE

'Trenzinho da Luz' oferece passeio gratuito pela 'Cidade dos Lagos'

MORADIA

Famílias recebem casa própria em Santa Maria do Oeste

CANDÓI

Manifestação pede que lei contra maus tratos de animais seja cumprida

Comentários