Em Guarapuava, Leandre entrega proposta para a primeira infância

Além da presença da deputada Leandre Dal Ponte, a política em Guarapuava teve como expectativa o anúncio de Burko

CANDIDATO ‘AMIGO DAS CRIANÇAS’

Leandre no estúdio do Portal RSN (Foto: Bela Nunes/RSN)

Conversei com a deputada federal Leandre Dal Ponte nesta segunda (26). De acordo com a deputada do PV, a agenda dela na cidade passou pela entrega de uma carta-compromisso com propostas na área da ‘Primeira Infância’. Entretanto, o candidato escolhido para essa entrega é Celso Goes. De acordo com a parlamentar, a parceria dela com o candidato a prefeito da coligação ‘Guarapuava cada vez melhor’ começou na Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme Leandre, assinado o termo, o candidato se comprometeu com políticas públicas que, ao serem colocadas em prática, vão gerar grande impacto na vida das crianças, das famílias e da sociedade. A deputada preside a Frente Parlamentar da Primeira Infância da Câmara dos Deputados.

GUERRA NAS REDES

A ‘guerra’ nas redes sociais e grupos de ‘wats app’ entraram na onda de 2018. Na ‘era Bolsonaro’  a rede social demonstrou ser  mais poderosa no processo de desconstrução do que de construção da imagem. E Guarapuava não está fugindo à regra. Nos últimos dias tem se verificado uma ‘avalanche’ de postagens. Bem ao estilo  do ‘samba do crioulo doido’ com tiros  disparados para todos os lados. Isso sem falar nas montagens amadoras e das ‘fake news’.

Entretanto, é bom saber que poucos estão conseguindo ‘furar’ a bolha. Ou seja, estão falando para si mesmos. Basta ver quem  curte, quem aplaude, quem comenta. Assim, embora nas cidades de médio, que é o caso de Guarapuava, a rede social ajuda, o voto ainda se conquista no corpo-a-corpo, no olho-no-olho. Assim sendo, o candidato que ainda está com medo do novo vírus, pode ficar fora do jogo. Sendo, é preciso saber que curtidas resolvem pouca coisa. É preciso conquistar a confiança do eleitor.

O ANÚNCIO DE BURKO

(Foto|: Reprodução/Facebook)

Primeiro ele falou sobre o câncer sofreu e que lutou, mas que venceu. Depois citou o ex-deputado Bernardo Ribas Carli, já falecido, como sendo um político agregador, simpático. Quis tocar o emocional de quem assistia a ‘live’. Em seguida, a descrição ficou por conta de projetos antigos, ainda de quando assumiu a administração de Guarapuava por oito anos. Lá em no começo da década. Assim, no momento ‘remember’, voltou a falar nas máquinas de costuras que, segundo ele, estão abandonadas. Falou da falta de moradias populares. Retornou a citar a extinta ‘ Sapolândia, que eram casas de ‘ pau-a-pique’ ou cobertas com lona preta, construídas em área alagadiça. Daí, a denominação.

Entretanto o ex-prefeito Burko, preferiu se ater ao passado na ‘live’ transmitida no começo da noite desta segunda (26). Depois, deu voz ao candidato a vice-prefeito, o empresário rural Thiago Pfann, estreante na política partidária. Então, coube a ele, Thiago falar sobre projetos.

Tudo bem, que Burko titubeou um pouquinho para dizer qual tinha sido a função inicial de Thiago na campanha. Entretanto, se recompôs e até assumiu que conhece pouco de tecnologia e inovação. E olha que o Thiago surpreendeu ao se sentir muito à vontade perante as câmeras.

À ESPERA DA NOVIDADE

Enquanto isso, o internauta, em sua maioria, seguidores ou então adversários, esperavam qual seria a novidade anunciada durante as últimas horas. Burko prometia mudar os rumos das eleições em Guarapuava. Aliás, me incluo na listas das pessoas conectadas. Até que finalmente, veio o anúncio. O candidato a prefeito disse que não vai mais tolerar abusos. E que nos próximos dias pedirá, judicialmente, a cassação da chapa que tem como candidatos, Celso Goes (prefeito) e Samuel Ribas Abreu (vice). A justificativa? A utilização de servidores na campanha.

Todavia, se para os seguidores, valeram curtidas, comentários e acenos, para adversários, restou a frustração. Muitos apostavam que Burko anunciaria a desistência da candidatura. É que hoje (26) acaba o prazo para a substituição de candidaturas. E Burko, até que se prove o contrário, tem o carimbo ‘indeferido’ no site do TSE. Porém, Burko é teimoso e agora quer inverter o jogo. Assim, tudo leva a crer que a batalha agora, sai do campo da ‘paz e do amor’, para empunhar arma da judicialização.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

 

Relacionadas

O pior mal é o nosso egoísmo!

ENTRE MULHERES

As duas mulheres que podem administrar a 'Princesa dos Campos Gerais'

ELEIÇÕES

Mabel Canto descarta apoio do PT no segundo turno em Ponta Grossa

Comentários