Em Guarapuava, lideranças regionais discutem organização da Agência de Desenvolvimento Regional

Da Redação, com assessoria

Guarapuava – Na manhã desta quarta feira (29), lideranças empresariais ligadas à Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro-Oeste do Paraná), representantes de entidades de classe e universidades, secretários, chefes de departamento e prefeitos da região estiveram na Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava) à convite da Coordenadoria e da Associação para discutir a organização da Agência de Desenvolvimento Regional do Centro do Paraná.

Criadas em todo o Estado no início dos anos 2000, as ADRs são organizações técnicas, geridas por diversas instituições, com o objetivo de pensar e executar ações e projetos que promovam a valorização territorial e o desenvolvimento econômico dos municípios que atendem. A região central do Paraná já conta com uma ADR, a Evolut. A intenção da Caciopar é reestruturá-la, para que retorne suas atividades.

Durante o evento, o presidente da Acig, Rudival Kasczuk, ressaltou que fazer com que a Agência de Desenvolvimento Regional volte a atuar é um desafio e frisou a importância da união de esforços neste sentido. “Só iremos conseguir isso com a parceria de todos os municípios da região. Nossos representantes políticos estão aguardando por bons projetos, cabe a nós fazer funcionar”, disse.

Já o presidente da Caciopar, Marco Aurélio Borges, falou sobre a necessidade de valorização da região e de subsidiar os representantes políticos com projetos que venham ao encontro dos interesses da população. Ele lembrou também que as ADRs são entidades a serviço de toda comunidade. "A ADR não é da Caciopar ou da Acig, é de todos, por isso queremos fomentá-la para que pense em diversos setores”, afirmou.

O gerente da Unidade de Negócios do Sebrae-PR, César Reinaldo Risseti, destacou conceitos de desenvolvimento regional e repassou aos presentes dados sobre índices de desenvolvimento da região central do estado. “Criar o desenvolvimento é papel dos agentes locais. As Agências de Desenvolvimento Regional precisam pensar a longo prazo”, salientou.

Ao final do encontro, os participantes marcaram uma próxima reunião para o dia 05 de maio, onde se pretende discutir o estatuto da ADR do centro do Paraná e a formatação de uma nova diretoria.

Relacionadas

DESAFIOS

Desafios do EaD: como está sendo a adaptação do ensino a distância

MUITO AMOR

Mãe de quíntuplos se sente completa com a maternidade

DIA DAS MÃES

Ela já sentiu as dores e amores de ser mãe. Um relato pessoal de Miriam

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com