22/08/2023
Política

Em nota, Mercosul elogia participação, transparência e segurança da eleição na Bolívia

imagem-10902

Guarapuava – A delegação de observadores do Mercosul, coordenada pelo deputado brasileiro Dr. Rosinha (PT-PR), divulgou nota oficial na noite de domingo (6) em que destaca a alta participação, a transparência e a segurança do processo eleitoral boliviano.
“A eleição transcorreu com normalidade, em um ambiente de alta participação e de forma ordenada”, diz trecho da nota assinada por Dr. Rosinha, ex-presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul). “O novo sistema de padrão biométrico mostrou ser um avanço e uma garantia de transparência.”

A seguir, a íntegra do documento:
A Missão de Observação Eleitoral surge da solicitação feita pela Corte Nacional Eleitoral do Estado Plurinacional da Bolívia, em 24 de agosto de 2009, à Presidência da Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul e ao Parlamento do Mercosul. A presidência da Missão esteve a cargo do parlamentar do Mercosul Dr. Rosinha.
A Missão teve presença contínua na Bolívia desde 3 de dezembro, com a chegada do chefe da Missão, o parlamentar Dr. Rosinha, e dos delegados da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A Missão esteve presente nas cidades de La Paz, El Alto e zonas rurais da região.
De acordo com os informes trazidos pelos observadores, a eleição transcorreu com normalidade, em um ambiente de alta participação e de forma ordenada. O novo sistema de padrão biométrico mostrou ser um avanço e uma garantia de transparência.
A Missão observou algumas falhas menores de organização, mas que definitivamente não incidem no resultado final. Durante seu trabalho os membros da Missão não registraram incidentes sem anomalias significativas. É importante destacar o amplo respeito ao sufrágio secreto dos cidadãos e o ambiente de segurança durante a jornada eleitoral.
Finalmente, a Missão de Observação Eleitoral do Mercosul parabeniza o povo boliviano por seu alto grau de participação e compromisso cívico durante esta jornada que contribui para o fortalecimento da democracia.

Dr. Rosinha
Chefe da Missão de Observação Eleitoral do Mercosul

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo