Em Pinhão, estudantes atuam na formalização da Associação de Universitários

Processo é necessário para liberação de cinco ônibus cedidos pela administração municipal. Estudantes da cidade devem fazer o cadastro até sexta feira (18)

Os estudantes de ensino superior ou cursistas que utilizam o transporte coletivo de Pinhão devem procurar a Prefeitura da cidade se cadastrar na Associação de Universitários de Pinhão (AUP) até esta sexta feira (18). De acordo com a assessoria de imprensa municipal, o processo está sendo feito em uma sala que fica no subsolo da Prefeitura.

Gabriel é um dos munícipes que integram a Associação (Foto: arquivo pessoal)

Gabriel Romão, morador de Pinhão, formado em 2017 pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) no curso de Pedagogia em Gestão Institucional e Educacional, é vice-presidente da Associação e está trabalhando no processo de cadastramento. Ele também integra a comissão de estudantes da cidade e reitera que a iniciativa do cadastro é fundamental para mapear quantos universitários precisaram utilizar o transporte em 2019.

Até o presente momento chegamos a quase 50 cadastros somente, levando em conta que no ano de 2018 foram geradas mais de 980 carteirinhas e, neste ano, o número pode ser igual ou ainda maior. Infelizmente, a maioria dos que precisam se interessar por isso, que são os universitários e cursistas, não estão fazendo questão de vir atrás pra fazer o cadastro e acabam por prejudicar o andamento de todo processo.

A formalização da Associação de Universitários de Pinhão é parte necessária para consolidar a parceria com a administração municipal que, conforme proposta repassada aos estudantes, ofertará neste ano cinco ônibus que farão sete linhas de transporte. No total, a demanda municipal exige 13 linhas. A partir da formalização da AUP, os usuários poderão contratar uma empresa para fazer o transporte das linhas faltantes, dividindo os custos entre os estudantes.

Para se cadastrar, segundo Gabriel, basta que o acadêmico ou cursista se dirija até a sala da Prefeitura tendo em mãos documentos pessoais como RG, CPF e a declaração do curso. O atendimento é feito das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h até sexta feira (18). Além disso, no local, o estudante irá preencher um cadastro, via formulário, disponível nos grupos do WhatsApp, com os representantes estudantis de cada ônibus.

Procedimento segue até sexta feira (18), na Prefeitura (Foto: Ascom/Prefeitura de Pinhão)

No processo de organização da AUP, o prefeito de Pinhão em exercício Beraldo Nunes do Amaral declarou que a administração está atuando em parceria com os estudantes, colaborando com as medidas necessárias.

Para facilitar o trabalho, colocamos os profissionais da Prefeitura à disposição dos estudantes. Gostaríamos de atender 100% da demanda que eles nos reivindicavam, porém, nós deixamos bem claro que não é possível e explicamos quais são os motivos. Por isso, temos a obrigação de auxiliá-los de outras formas e, assim estamos fazendo.

Em paralelo com a formalização da AUP ocorre, ainda, uma organização de parte dos alunos para elaboração de um projeto de lei de iniciativa popular que torne permanente o fornecimento de transporte coletivo de estudantes gratuito no município.

“Fizemos o projeto para assim conseguirmos que o transporte universitário se torne um direito dos estudantes pinhãoenses e o quanto antes seja aprovado, levando em conta que o ano letivo está prestes a começar”, declarou Gabriel.

Relacionadas

EXPLOSÃO COVID-19

Em 24h, Guarapuava registra 71 novos casos de covid-19

PEDIDO

Súmula de requerimento de licença de instalação

SÚMULA

Súmula de recebimento de licença prévia

Comentários