Em Turvo, nascentes e fontes de água estão sendo protegidas

Em tempo de coronavírus, dengue, sarampo, febre amarela e gripe comum a dica é consumir água em abundância. Em Turvo a atenção é também com a zona rural

Em Turvo, nascentes e fontes de água estão sendo protegidas (Foto: Ascom/Prefeitura de Turvo)

A prevenção contra doenças que podem afetar a população é prioridade da administração municipal em Turvo. Em tempos de coronavírus, dengue, sarampo, febre amarela e gripe comum, a orientação do Ministério da saúde, é também que haja bastante ingestão de água.

Assim, para garantir a qualidade da água consumida por quem mora na área rural, sem acesso à água tratada, há a proteção de fontes e nascentes. De acordo com o prefeito Jerônimo Gadens do Rosário, o projeto “Água Para Beber”, atende comunidades de baixa renda. Assim, cada fonte e cada nascente são trabalhadas para o fornecimento de água potável para cinco famílias.

De acordo com o assessor de Meio Ambiente Valdinei de Andrade, o processo começa com visitas técnicas para avaliação da propriedade e conversa com os moradores. Segundo Valdinei, cada família envolvida fica responsável por trabalhos de apoio.

“É a peneiração de toda terra e separação de pedras, levando esses materiais mais próximos de onde serão executados os serviços de proteção de fontes. Feito isso, iniciam-se as atividades de proteção”.

PLANTIO DE ÁRVORES EM TORNO DAS NASCENTES

Conforme Valdinei, o Instituto Água e Terra apoia o projeto e fornece mudas de árvores nativas para que sejam plantadas próximas às nascentes dos rios. Assim, para o desenvolvimento do “Água para Beber” as secretarias também contam com o suporte da Vigilância Sanitária Municipal. Esse setor coleta a água de cada fonte antes do trabalho de proteção e depois analisa a qualidade da água oferecida aos moradores.

De acordo com Valdinei, no dia 11 de março, foi protegida uma nascente na comunidade Faxinal de Baixo, próximo ao Distrito Faxinal da Boa Vista. “Essa fonte, em especial, fornece água para 23 famílias e a nascente possuía ótima qualidade. Mas precisava ser protegida para otimizar o seu sistema de distribuição”.

DIA DA ÁGUA

Neste domingo (22) será comemorado o Dia Mundial da Água, dedicado para conscientizar a população  sobre importância da água. “Precisamos promover o uso sustentável, sem desperdícios, para que não tenhamos prejuízos futuros causados pela falta desse recurso em nosso planeta.

De acordo com Valdinei, o Dia Mundial da Água é comemorado desde 1993 e a data foi sugerida em uma Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1992.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

NOVOS CASOS

Guarapuava confirma quatro novos casos de covid-19

ADRENALINA

Shopping Cidade dos Lagos abre pista de patinação nesta sexta

INOVAÇÃO

Projeto PrevSIN do Simepar inova na previsão de chuvas

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com