22/08/2023
Política

Emoção marca a posse de Ademar Traiano

imagem-100639

Da Redação, com assessoria

A emoção foi à marca da posse do presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), na manhã desta sexta-feira (9), no Palácio Iguaçu, como governador do Paraná. Traiano assumiu o governo do Estado devido à viagem do governador Beto Richa (PSDB) e de sua vice, Cida Borghetti (PROS), ao exterior em missões oficiais. Ao ser empossado, numa cerimônia prestigiada por secretários de Estado, deputados federais, estaduais, autoridades, lideranças políticas, amigos e familiares, Traiano atribuiu a ascensão dele, um homem de origem muito humilde, ao cargo máximo do Estado, aos “desígnios de Deus”. Lembrou a infância muito pobre, numa família de 13 irmãos e uma vida marcada por tragédias familiares, como a morte por câncer da mulher, quando os filhos ainda eram pequenos.

Ao transmitir o cargo a Traiano o governador Beto Richa destacou que o fazia com satisfação e plena confiança. “Passo o cargo para um amigo e companheiro de todas as horas. Para um homem de vida reta, que já deu grandes contribuições ao Paraná e com quem eu cultivo uma grande amizade. Viajo com toda a tranquilidade, sabendo que deixo o governo em boas mãos, com alguém que tenho uma relação de respeito, de quem procuro para obter conselhos e que ajuda evitar que eu cometa erros”, disse Beto. O governador destacou ainda a importante parceria estabelecida com a Assembleia e com deputados que colocaram em primeiro lugar os interesses do Paraná, “que permitiram que o Paraná promovesse, já no início do ano, um importante ajuste fiscal, que provocou desgastes e incompreensões, mas que agora traz importantes frutos. Entre eles a tranquilidade para honrar os compromissos, antecipar o 13º salário, e investir, R$ 6,8 bilhões só no próximo ano. Isso em um momento em que boa parte dos Estados brasileiros tem dificuldades até para honrar a folha de pagamentos”.

Traiano fez questão de lembrar sua história familiar, dos pais, que sempre torceram por ele. Destacou a importância que tem para ele os filhos e netos, que convidou para se unir as autoridades que acompanhavam o governador em sua posse. A neta Marcela foi uma das estrelas da posse. Agradeceu aos amigos, aos funcionários da Assembleia, com quem disse ter desenvolvido uma grande relação de amizade. Elogiou o governador Beto Richa por ter tido a coragem, sempre com a parceria da Assembleia  para tomar as decisões necessárias para ajustar as finanças estaduais frente à crise brasileira, mesmo à custa do sacrifício momentâneo de sua popularidade, “pensando no interesse de todos nós paranaenses. São atitudes assim que definem um grande político”, destacou.

A posse de Traiano como governador do Paraná ocorre porque o governador Beto Richa vai se ausentar do país por um período de 14 dias, como líder da comitiva em uma missão à China, Rússia e França para fortalecer as relações internacionais do Paraná e abrir novas frentes de parcerias e investimentos estrangeiro no Estado. A vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, inicia hoje uma missão oficial à Itália. 

 

.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo