Encerram hoje (20), as inscrições do curso para ser diretor de colégios

O curso é obrigatório para funcionários interessados em se candidatar às vagas de diretor e diretor auxiliar dos colégios estaduais e é de graça

Encerram hoje (20), as inscrições do curso para ser diretor de colégios (Foto: Reprodução/Pixabay)

Encerram nesta segunda (20), as inscrições do curso de Gestão Escolar e Políticas Educacionais do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed). O curso é obrigatório para funcionários interessados em se candidatar às vagas de diretor e diretor auxiliar dos colégios estaduais.

Entre os municípios que integram o Núcleo Regional de Educação, Guarapuava é o que tem mais colégios estaduais. São 29 dos 59 espalhados em outros sete municípios. Em resumo, o curso é uma parceria entre a Seed e a Universidade Estadual de Ponta Grossa, e tem como objetivo qualificar os interessados em ocupar cargos de direção.

De acordo com a secretaria estadual, os educadores receberão uma abordagem das principais atividades na gestão de uma escola pública, além de aprofundar estudos sobre as atuais políticas educacionais. A inscrição pode ser feita até hoje (20), por meio deste link.

O CURSO

O curso é dividido em duas etapas. A primeira será uma formação de 40 horas ofertada virtualmente, em plataforma EaD da UEPG. O curso é formado por quatro unidades temáticas. Assim, ao fim de cada etapa, o candidato deve responder a uma prova objetiva, com quatro questões, e também enviar um vídeo, cujos procedimentos serão informados aos candidatos.

Por outro lado, a segunda etapa será uma avaliação presencial, com 40 questões objetivas. Para obter o certificado, o candidato deverá atingir, no mínimo, 60% da pontuação total da avaliação. A prova está prevista para o dia dois de agosto e poderá ser feita em Guarapuava ou em outras 31 cidades do Paraná.

INSCRIÇÕES

Não há taxa de inscrição para o curso. Porém os candidatos devem pertencer ao Quadro Próprio do Magistério (QPM), ao Quadro Único de Pessoal (QUP), ao Quadro de Funcionário da Educação Básica (QFEB) ou ao Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE).

Por fim, segundo a Seed, o candidato deve compor o quadro do colégio onde pretende candidatar-se desde o início do ano letivo de 2020. O candidato também não pode ter sido condenado a penalidade administrativa nos últimos cinco anos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

ATÉ 10 DE JULHO

UTFPR tem 148 vagas em 4 cursos em Guarapuava pelo Sisu

DEFINIDO

MEC anuncia novas datas para provas do Enem 2020

EDUCAÇÃO

Senac Guarapuava está com matrículas abertas para Cursos Técnicos

Comentários