Encontro orienta produtores sobre novas normas do leite em LS

As atividades ocorrem nesta quarta (30). Assim os produtores de leite poderão esclarecer o papel de cada etapa para a qualidade da produção

Atividades debatem a qualidade da produção de leite em LS (Foto: Ascom/Prefeitura de Laranjeiras do Sul)

A Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná  (Adapar), Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural  (Emater) e Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), promove nesta quarta (30) o Encontro Técnico dos Produtores de Leite de Laranjeiras do Sul.

Assim as atividades ocorrem entre 9h30 às 12h30, no cine Teatro Iguassu. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o objetivo é fornecer orientações aos produtores. Além das entidades representativas e profissionais relacionados ao leite sobre as normas previstas nas Instruções Normativas (INs) 76 e 77, em vigor desde o dia 30 de maio. Além disso, a iniciativa conta com apoio dos laticínios que coletam leite no município.

MUDANÇAS

As INs promoveram mudanças em práticas de todo o setor produtivo. Assim, a Instrução Normativa 76 trata das características e da qualidade do produto na indústria. Já na IN 77, são definidos critérios para obtenção de leite de qualidade e seguro ao consumidor. A além disso, englobam desde a organização da propriedade, as instalações e os equipamentos, até a formação e capacitação dos responsáveis. Isso por meio das tarefas cotidianas, o controle sistemático de mastites, da brucelose e da tuberculose.

De acordo com o Secretário de Agricultura de Laranjeiras do Sul, Celso de Azevedo, o principal objetivo é promover um esclarecimento, principalmente aos produtores e indústrias, do papel de cada um na melhoria da qualidade do leite.

Assim, a expectativa é reunir em torno de 400 produtores. As inscrições poderão ser feitas junto com as empresas que recolhem o leite. Além do esclarecimento sobre as Instruções Normativas, duas palestras serão ministradas por profissionais da Adapar e Seab, com os seguintes temas: Qualidade do Leite e Restrições na captação do leite.

Após as palestras, no recinto de leilões da Sociedade Rural, será servido almoço aos participantes.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

SOLIDARIEDADE

Cantor católico faz live beneficente no sábado (18) em Guarapuava

ALERTA EPIDEMIOLÓGICO

Decreto prorroga manutenção de medidas restritivas até 4 de agosto

ESCOAMENTO DA SAFRA

Estradas rurais de Virmond e Chopinzinho recebem pavimentação poliédrica

Comentários