Encontro orienta produtores sobre novas normas do leite em LS

As atividades ocorrem nesta quarta (30). Assim os produtores de leite poderão esclarecer o papel de cada etapa para a qualidade da produção

Atividades debatem a qualidade da produção de leite em LS (Foto: Ascom/Prefeitura de Laranjeiras do Sul)

A Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná  (Adapar), Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural  (Emater) e Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), promove nesta quarta (30) o Encontro Técnico dos Produtores de Leite de Laranjeiras do Sul.

Assim as atividades ocorrem entre 9h30 às 12h30, no cine Teatro Iguassu. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o objetivo é fornecer orientações aos produtores. Além das entidades representativas e profissionais relacionados ao leite sobre as normas previstas nas Instruções Normativas (INs) 76 e 77, em vigor desde o dia 30 de maio. Além disso, a iniciativa conta com apoio dos laticínios que coletam leite no município.

MUDANÇAS

As INs promoveram mudanças em práticas de todo o setor produtivo. Assim, a Instrução Normativa 76 trata das características e da qualidade do produto na indústria. Já na IN 77, são definidos critérios para obtenção de leite de qualidade e seguro ao consumidor. A além disso, englobam desde a organização da propriedade, as instalações e os equipamentos, até a formação e capacitação dos responsáveis. Isso por meio das tarefas cotidianas, o controle sistemático de mastites, da brucelose e da tuberculose.

De acordo com o Secretário de Agricultura de Laranjeiras do Sul, Celso de Azevedo, o principal objetivo é promover um esclarecimento, principalmente aos produtores e indústrias, do papel de cada um na melhoria da qualidade do leite.

Assim, a expectativa é reunir em torno de 400 produtores. As inscrições poderão ser feitas junto com as empresas que recolhem o leite. Além do esclarecimento sobre as Instruções Normativas, duas palestras serão ministradas por profissionais da Adapar e Seab, com os seguintes temas: Qualidade do Leite e Restrições na captação do leite.

Após as palestras, no recinto de leilões da Sociedade Rural, será servido almoço aos participantes.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

ESPORTE E TURISMO

Guarapuava recebe Jogos da Aventura e Natureza em fevereiro

MULTA DE R$ 617 MIL

Polícia Ambiental autua dono de área por destruição de vegetação nativa

POTENCIAL

Em 2020, Irati deve repassar gratuitamente sete mil mudas de pêssego

Comentários