Escola Elias Abrahão está sendo reconstruída em Turvo

Escola Municipal Elias Abrahão teve a sua estrutura destruída durante chuva de granizo que atingiu o município de Turvo em 2018

Escola passa por reformas (Foto: Ascom/Prefeitura de Turvo)

O barulho de martelos  e outras ferramentas reconstruindo paredes, pisos, telhado, forro, traduz obra que vem sendo executada na Escola Municipal Professor Elias Abrahão em Turvo. O local foi praticamente destruído pela chuva de granizo que atingiu o município em 2018.

Assim, os 300 alunos que estudavam nessa escola ainda tem aulas em espaços cedidos pelos  Colégio Estadual Professores Edvaldo e Maria Janete Carneiro. Além de salas na Escola Municipal Frida Rickli Naiverth.

De acordo com a Defesa Civil,  chuva de granizo causou prejuízo para 3,8 mil pessoas, danificando outras escolas, residências e prédios públicos. Porém, a Elias Abrahão foi a mais prejudicada. Assim, após várias articulações feitas pelo prefeito Jerônimo Gadens do Rosário junto ao Governo do Estado e órgãos de financiamento, enfim, foi possível levantar o recurso que possibilitasse a reconstrução.

Conforme a prefeitura, as reformas começaram há cerca de 10 dias. A empresa contratada para a reforma tem o prazo de quatro meses para finalizar a obra.

A OBRA

A execução dos serviços conta com a demolição de parte do piso para readequação; retirada do forro e da cobertura de fibrocimento (telhas de fibra de amianto e cimento) , danificadas com a chuva, restauração das paredes internas. Além da retirada de toda estrutura da cobertura. Essa parte  será reestruturada com pré-moldados de concreto armado e aço.

De acordo com o projeto, as portas e fechaduras serão substituídas. Haverá a implementação de um banheiro adaptado para pessoas com deficiência. Prevê-se também a construção de novo piso revestido especialmente para salas de aula e corredores.

Além do revestimento dos pisos e paredes nos banheiros já existentes e readequação de toda parte de instalação elétrica. Conforme a prefeitura, o acompanhamento dos serviços está sendo pela Secretaria de Planejamento e Projetos e também pela equipe da Secretaria de Infraestrutura e Obras.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

UTILIDADE PÚBLICA

Energisa divulga desligamento programado para Guarapuava

MERCADO DE TRABALHO

Guarapuava fecha Dezembro com saldo positivo, diz Caged

ALERTA!

Em uma semana sete macacos morrem por febre amarela no PR

Comentários