Estado transfere provas do PSS para 10 de janeiro

De acordo com a Educação do Estado, a transferência deve-se a pandemia da covid-19. Contudo, o processo segue com as mesmas regras

Estado transfere provas do PSS para 10 de janeiro (Foto: Jaelson Lucas/AEN)

A prova de conhecimento do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de professores temporários da rede estadual de ensino foi transferida para o dia 10 de janeiro de 2021. Após diversas manifestações e pedidos, inicialmente o Estado havia adiantado a prova para o dia 20 deste mês. Entretanto, a Promotoria de Justiça de Proteção à Saúde Pública de Curitiba quer a suspensão do processo.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, o adiamento se deve ao momento da pandemia no Paraná. O protocolo de prevenção do Cebraspe, empresa responsável pela organização da prova presencial, teve parecer favorável da Secretaria de Estado da Saúde.

Além disso, o processo segue com as mesmas regras. Aproximadamente 40 mil dos 47 mil candidatos tiveram a inscrição deferida para fazer a avaliação. O edital do processo seletivo prevê a contratação de pelo menos 4 mil profissionais para lecionar nas unidades do Estado em 2021.

Contudo, na prática, ao longo do ano que vem, a Secretaria da Educação pode ampliar essas vagas, atingindo o mesmo patamar atual, das 20 mil vagas temporárias. Os salários podem chegar a até R$ 3.720.

PREVENÇÃO

O Governo ressalta que serão tomadas todas as medidas de segurança e de higiene para a prova. No dia da avaliação, os locais de teste serão higienizados previamente e terão álcool gel à disposição para manuseio de objetos.

Será obrigatório o uso de máscara e todos os envolvidos vão passar por medição de temperatura na entrada. Os candidatos também receberão orientações para o distanciamento social na chegada e as carteiras terão espaçamento mínimo de 1,5 metro.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

Matrículas para cursos técnicos são prorrogadas até 19 de janeiro

MUDANÇAS

Ratinho Junior sanciona lei que altera regras das escolas cívico-militares

CORRE SE INSCREVER!

Último dia para se inscrever para as bolsas do Prouni

Comentários