Festa do Feijão Preto, em Prudentópolis, começa nesta quinta (9)

Evento segue até o dia 12 de agosto. No sábado (11), será servida a famosa feijoada, preparada em uma panela de 12 toneladas

Evento recebe visitantes de toda a região (Foto: Divulgação)

Começa nesta quinta feira (9) mais uma edição da tradicional Festa Nacional do Feijão Preto (Fenafep), em Prudentópolis. O evento, que chega em sua nona edição neste ano, é realizado em comemoração ao aniversário do município, celebrado em 12 de agosto, o último dia da festa. Um dia antes, no sábado (11), será servida a tradicional feijoada da festa, preparada em uma panela gigante, que pesa 12 toneladas.

Neste primeiro dia da Fenafep, a abertura da festa fica por conta do grupo Marcação, que completa 10 anos de carreira. O show terá entrada franca. Na sexta (10), a atração musical fica por conta dos grupos Tchê Garotos e #TaLagaço. As grandes apresentações ficaram para o sábado (11) e domingo (12), com Simone e Simaria e Raça Negra, respectivamente.

Para os shows, os ingressos com valores promocionais podem ser comprados online, através deste link.

PRATO PRINCIPAL

Considerado um dos maiores produtores de feijão preto do Brasil, o município de Prudentópolis não poderia celebrar a festa de outra maneira, se não, com uma feijoada. Preparada em uma panela gigante – com mais de dois metros de altura –, são mais de 800 quilos de ingredientes para que todos os visitantes possam se servir com esse prato enraizado na culinária brasileira. Só do ingrediente principal, o feijão preto, são cerca de 500 kg. O movimento de mistura da feijoada na super-panela é feito com uma pá adaptada, presa a um guindaste.

Panela gigante vem de Joinville, Santa Catarina (Foto: Divulgação/Prefeitura de Prudentópolis)

O prefeito de Prudentópolis, Adelmo Klosowski, garante que o sabor da feijoada é tão bom quanto ao dos pratos que são preparados em panelas comuns.

“Eu lembro que o primeiro ano de festa foi muito complicado. A gente não tinha certeza se ia dar certo. Mas graças a Deus já estamos indo o nono ano de festa e a panela está aí, sempre presente. E claro, sempre com uma feijoada muito gostosa!”.

Nesta quinta (9), os portões da Fenafep abrem durante a noite.

SERVIÇO

IX Festa Nacional do Feijão Preto

Data: entre 9 e 12 de agosto

Local: Centro de Eventos Terra das Cachoeiras

Relacionadas

NOVIDADE

Vital: referência em produtos de qualidade na área de saúde

DEBATE

Sem Cida, Guarapuava e região discutem novo modelo de pedágio

Comentários