A comunidade quilombola Paiol de Telha inaugura o seu posto de saúde neste sábado (4). Após inúmeras reivindicações feitas à Prefeitura durante anos, sem êxito, a comunidade se uniu. Grande parte do material foi doado pela Companhia de Música e Dança Kundun Balê a partir do apoio recebido do vice-prefeito Jorge Luiz Massaro que esteve na comunidade para conhecer de perto o trabalho da companhia cultural quilombola. Como prefeito em exercício, Massaro liberou material de construção para o barracão cultural do Kundun. O excedente foi destinado à construção do postinho de saúde. A comunidade tambem fez a sua parte promovendo rifas para comprar o material que faltava. A obra foi iniciada com um muitirão que envolveu os próprios moradores da comunidade. Há cerca de 15 dias, a Surg destinou funcionários e o pouco material que faltava e conclui o trabalho.
Uma nota postada no site da Prefeitura, porém, diz que a Prefeitura vai entregar a unidade de saúde aos moradores do Paiol de Telha. Publica também que o secretário municipal de Saúde, Cicero Vicentin disse que o postinho terá equipamentos novos. Numa declaraça ao site oficial, Cícero disse que a unidade é " uma necessidade para a população da região, que terá um local apropriado para diversos atendimentos de saúde”.
O site da Prefeitura reconhece que até o momento, a comunidade é atendida pela equipe volante do Posto de Saúde Familiar de Banhados. Após a entrega da unidade na região, a equipe fará o atendimento no local uma vez por semana. Em casos de emergência, o paciente é encaminhado à unidade de saúde de Entre Rios, o mais próximo da região.
MUDAS
Mas não será apenas a ianuguração do postinho de saúde que vai levar a Prefeitura até a comunidade quilombola. Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estará neste sábado, às 14 horas, na Associação dos Produtores do Paiol de Telhas para entregar de mudas de eucaliptos aos proprietários cadastrados no Programa Plante o Futuro.