Futsal Feminino ‘Série ouro’ tem novo formato e cinco baixas em 2020

O Caçula de Cantagalo foi um dos cinco clubes que desistiram de participar da 'Série Ouro' Feminina do Campeonato Paranaense de Futsal

Série Ouro Feminina tem cinco desistências e início previsto para setembro

Futsal Feminino ‘Série ouro’ tem novo formato e cinco baixas em 2020 (Foto: Assessoria/ADTB)

Este ano, o Campeonato Paranaense de Futsal Feminino ‘Série Ouro’ vai ter novo formato e contar com cinco equipes a menos. As novidades foram divulgadas após novo congresso técnico na manhã dessa segunda (27). Por conta da pandemia, o modelo previsto no início do ano teve que ser revisto. Assim, o torneio previsto para começar no dia 5 de setembro deve terminar em 19 de dezembro.

Antes da pandemia, a previsão era de que a competição tivesse recorde de equipes, 15 no total. Entretanto, devido à pandemia do novo coronavírus, 10 clubes estão confirmados. Entre as confirmações está Guarapuava. De acordo com o congresso técnico, desistiram da competição este ano Apucarana, Arapongas, Caçula de Cantagalo, Colombo e Toledo.

NOVO FORMATO

Após debate entre os dirigentes e a cúpula da Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS), a ‘Série Ouro’ Feminina ficou definida para ter uma 1ª fase com duas chaves. No Grupo A estão Cianorte, Guarapuava, Seleto de Maringá, Stein Cascavel e Foz Cataratas. O Grupo B tem Telêmaco Borba, Londrina, Ponta Grossa, Patobranquense e Cascavel.

Assim, pelo novo formato, nesta 1ª fase os clubes jogam entre si dentro do grupo em turno único. Os jogos em conjunto tem o objetivo de diminuir os gastos dos clubes, conforme o diretor técnico da FPFS, Cristiano D’el Rei. “Serão dois jogos na mesma cidade. No intervalo das partidas, haverá a sanitização do ginásio, conforma as medidas de prevenção à covid-19”. Contudo, as sedes dessas partidas não foram definidas, já que os clubes ainda dependem de uma liberação das prefeituras.

FASES

Os quatro melhores colocados de cada chave da 1ª fase avançam à 2ª, que será dividida em outros dois grupos. Após novo turno único, os dois melhores de cada chave seguem para a semifinal. Quem se classificar, chega à decisão.

Caçula foi um dos cinco clubes a desistir da Série Ouro Feminina do Campeonato Paranaense de Futsal (Foto: Reprodução)

CAÇULA DE CANTAGALO

O Caçula foi um dos cinco clubes a desistir da Série Ouro Feminina do Campeonato Paranaense de Futsal. Sediado no bairro de mesmo nome em Cantagalo, a equipe estreou nas competições profissionais no ano passado, conquistando um honroso 5º lugar. Este mês, o diretor financeiro do Caçula, Leonan Paulo Di Domenico, avaliou como certa a participação no estadual.

Entretanto, o dirigente se posicionou favorável ao adiamento da competição, justificando ser bom para o replanejamento interno. Mas não houve o cancelamento da ‘Série Ouro’ Feminina. E o novo congresso técnico nessa segunda, definiu o formato. Nessa segunda (27), o presidente do Caçula, João Carlos Pedroso argumentou não haver condições financeiras para colocar o time dentro de quadra.

“Fizemos uma reunião com nossos patrocinadores e boa parte não tinha mais condições de continuar conosco. O formato de disputa adotado não nos ajudou. Pois, se antes jogávamos uma ou duas partidas durante o mês, agora seriam quatro, por aí, por conta do calendário pequeno”. O Caçula costuma pagar as atletas por partidas que disputam.

O técnico Veto também lamentou a interrupção das atividades caçulenses. “Não tínhamos nem como treinar”. Agora deve se dedicar aos trabalhos no CAC, que está confirmado na Série Bronze Masculina. Por fim, após a retirada em 2020, o presidente João Carlos garante que já iniciou o planejamento para que no ano que vem o time retorne às quadras.

*(Colaboração: Juliam Nazaré)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

PARCERIA DO BEM

CAD e AFH definem nova data para 'Show de Prêmios' em Guarapuava

PARANAENSE DE FUTSAL

CAD anuncia a contratação do revelação ala Traiano para Série Prata

IMPACTO COVID

Estado cancela 'Jogos da Juventude' do Paraná que seria em outubro

Comentários