Goioxim, Marquinho e Mato Rico são monitorados pelo TC

Esses e outros 27 municípios do PR devem melhorar as condições da educação infantil

(Foto: Divulgação)

Três municípios da Região, Goioxim, Marquinho e Mato Rico estão sendo monitorados pelo Tribunal de Contas do Paraná para o cumprimento de recomendações feitas às prefeituras para ampliar as vagas da educação infantil. Outros 27 municípios também estão sendo monitorados.

De acordo com o TC, essas recomendações são resultado de auditorias do Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2017. Na área da educação, o Tribunal avaliou o atendimento à Meta 1 do Plano Nacional de Educação, que busca a universalização da pré-escola para crianças de quatro e cinco anos.

“Prefeitos e controladores internos dos 30 municípios [veja lista abaixo] estão recebendo, desde o dia 3 de abril, Apontamentos Preliminares de Acompanhamento (APAs), nos quais o TCE-PR solicita informações sobre as providências indicadas no respectivo Relatório de Auditoria do PAF 2017 – Educação Infantil”.

O prazo para a resposta, por meio do Sistema Gerenciador de Acompanhamento (SGA) do Tribunal, é de 10 dias. Nesse período, cada administração municipal deverá encaminhar informações e documentos que comprovem o atendimento das recomendações, relacionadas em planilha anexa ao APA.

O trabalho é executado pela Coordenadoria de Monitoramento e Execuções (CMEX) do Tribunal. Segundo o coordenador da unidade, o analista de controle Wilmar da Costa Martins Junior, na sequência serão iniciados os monitoramentos do PAF 2017 em outras cinco áreas – saúde, gestão de resíduos sólidos, receita pública, gestão da folha de pagamentos e dos regimes próprios de previdência social (RPPS) –, de outros municípios paranaenses.

Segundo a Assessoria de Comunicação do TC, em todas essas áreas, o Tribunal selecionará municípios nos quais fará inspeções in loco, com o objetivo de confirmar a veracidade das informações prestadas e das medidas tomadas para a solução das impropriedades apontadas nas auditorias.

MONITORAMENTO DE RECOMENDAÇÕES DO PAF 2017 – EDUCAÇÃO

Meta 1 do Plano Nacional de Educação

(Imagem: Divulgação)

Relacionadas

AULA INAUGURAL

UniGuairacá dá início às atividades da 2ª turma de mestrado profissional

RECONHECIMENTO

UniGuairacá recebe moção de aplausos por 15 anos de existência

MERCADO EM ALTA

Oportunidades de trabalho para engenheiro civil crescem mesmo durante pandemia

Comentários