Governo e Itaipu lançam a Expedição do Conhecimento

De acordo com o Governo, o projeto será lançado e apresentado nesta quinta (5) no Show Rural Coopavel que está sendo em Cascavel

Carlos Massa Ratinho Junior e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general Joaquim Silva e Luna (Foto: ANPr)

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general Joaquim Silva e Luna, participarão do lançamento da Expedição do Conhecimento. Será nesta quinta (6) às 11h30, no Show Rural em Cascavel. De acordo com o programa, o lançamento será no estande da Itaipu.

Conforme a Itaipu Binacional, o projeto foi desenvolvido em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Assim, trata-se de uma ação itinerante de educação  ambiental. Dessa forma, um caminhão-baú de 15 metros de extensão e nas tendas de apoio, o visitante percorre um roteiro pedagógico e interativo de 30 minutos, com mais de 20 atividades. Cada sessão terá capacidade para 10 pessoas.

Assim, a visita começa com um panorama sobre todas as formas de energia, desde o Sistema Solar até a energia das células humanas. O visitante também terá contato com um telescópio solar. Uma maquete demonstrará como funciona uma casa sustentável e jogos interativos. Na parte interna do caminhão-baú, haverá informações sobre biomas, rios voadores, o ciclo da água e a importância do Sol como fonte primária de energia.

De acordo com o projeto em um dos pontos do circuito, o visitante vai aprender como é possível gerar energia limpa e iluminar uma cidade pedalando uma bicicleta. Outra novidade é que óculos de realidade virtual também levarão o público a uma imersão na Mata Atlântica, um dos biomas brasileiros. Um painel interativo terá sons de animais em extinção. Conforme a proposta, após o Show Rural, a intenção da Itaipu e do PTI é levar a expedição para municípios do Oeste do Paraná.

EM CASCAVEL

A  Itaipu Binacional levou para o Show Rural Coopavel, que começou na segunda (3) e segue até sexta (7), em Cascavel, o estande mais inovador de todas as participações da empresa na feira. As atividades são inéditas de educação ambiental, turismo e divulgação científica.

Conforme a Itaipu Binacional, outra atração é a Ciência na Esfera, que exibe em um globo suspenso, projeções de imagens da Terra e de outros  planetas do Sistema Solar. Conforme o projeto, estão sendo apresentados vídeos sobre biocombustíveis, agricultura e precipitações, temas de interesse dos participantes da feira.

O modelo foi desenvolvido pela Agência Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) e já faz parte do roteiro de visitas do Ecomuseu de Itaipu, em Foz do Iguaçu. O visitante também pode fazer um tour pela usina hidrelétrica com óculos de realidade virtual (VR).

Neste ano, o estande da Itaipu ocupa uma área de 432 metros quadrados, onde ficam o caminhão-baú da Expedição do Conhecimento, tendas de apoio e um domo geodésico, com 10 metros de diâmetro e capacidade para 40 pessoas, para as projeções da Ciência na Esfera.

‘VIAGEM VIRTUAL’

O estande conta ainda com uma recepção, onde os visitantes poderão assistir ao vídeo institucional de Itaipu, fazer a viagem à usina hidrelétrica com óculos de realidade virtual e retirar as senhas para as sessões dos outros atrativos.

A expectativa de Itaipu é que as novidades atraiam um grande número de visitantes. No ano passado, em cinco dias de feira, o Show Rural Coopavel recebeu um público de quase 290 mil pessoas e movimentou R$ 2,2 bilhões. O show é considerado um dos maiores e mais importantes do agronegócio brasileiro.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

VAMOS ESTUDAR?

Senac oferece cursos técnicos na área da enfermagem em Guarapuava

DESCONTOS IMPERDÍVEIS

Black Friday: Faculdade Guarapuava oferece descontos nas mensalidades

QUE TAL SE TORNAR DOUTOR?

Unicentro anuncia autorização para oferta de Doutorado em Letras

Comentários