22/08/2023
Política

Governo faz terrorismo com os produtores rurais, diz Lupion

Câmara, deputado federal Abelardo Lupion (PR) definiu a revisão dos índices de produtividade rural prevista em portaria que deve ser baixada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, no início deste mês.
Em razão das polêmicas em torno do tema, a data, no entanto, não é consenso entre os próprios integrantes do governo. De passagem pelo Rio Grande do Sul, no último final de semana, o ministro da agricultura, Reinhold Stephanes, disse que a portaria está longe de ser publicada.
Para Lupion, um dos principais pontos de discórdia é o fato de o índice de produtividade ser o único quesito para levar uma propriedade à desapropriação. “Se uma padaria vai mal, ela diminui o número de funcionários, diminui sua produtividade e tenta reagir.
O governo, com essa revisão, está impondo ao agricultor que ele plante toda a sua área, mesmo em meio a essa terrível crise, para atingir metas determinadas”, ressaltou. Segundo o deputado o governo faz terrorismo com os produtores rurais. “O governo quer criar a bandeira do produtor que não produz e com isso fazer a sua tão sonhada reforma agrária, colocou”.
O democrata afirma ainda que o não atendimento das metas vai servir de incentivo para o Movimento dos Sem Terra invadir as propriedades.
Para Lupion, a saída é a criação de uma política que garanta renda aos produtores e não novos índices de produção. “O governo tem 134 milhões de hectares pagos com dinheiro da sociedade e não tem gente para assentar.
A ideia de desapropriar mais ainda é para fazer a reforma agrária e, somos absolutamente contra esse absurdo”, finaliza.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.