22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Saúde

Guarapuava atinge meta municipal de vacinação contra pólio e sarampo

Hoje (14) é o último dia da campanha nacional. Vacinas seguem disponíveis nas UBS até às 17h

campanha-vacinacao-polio-e-sarampo

O terceiro planalto atingiu nesta sexta feira (14) a meta municipal de vacinação contra poliomielite e sarampo. Das 10. 307 crianças guarapuavanas que possuem entre 1 e 4 anos 11 meses e 29 dias, 9.941 delas foram imunizadas contra a pólio e 9.912 contra o sarampo. O montante ultrapassa o percentual de 95% solicitado pelo Ministério da Saúde.

(Foto: Divulgação)

Mesmo com o alcance da meta, as doses de vacinação gratuita seguem disponíveis até às 17h de hoje, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do terceiro planalto, exceto nas urgências. Vale destacar que, para realizar a vacinação, os pais ou responsáveis devem apresentar o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), juntamente com a carteirinha de vacinação da criança.

De acordo com o Secretário de Saúde, Celso Goes, a participação da comunidade foi fundamental para que o objetivo fosse atingido em Guarapuava.

“Agradecemos o apoio de todos os envolvidos nas ações desta campanha. Em especial, à Família Rotariana, aos acadêmicos de enfermagem da Unicentro, alunos da Escola Futura e do curso técnico do Colégio Ana Vanda! Mais uma vez comprovamos: juntos, somos mais fortes!”, destacou.

PARANÁ

No Estado, a meta de vacinar 95% das crianças contra o sarampo e a poliomielite também foi cumprida. Iniciada em 6 de agosto, a campanha nacional de imunização contra as duas doenças deveria acabar em 31 de agosto, mas foi prorrogada até 14 de setembro.

Até a tarde de ontem (13), haviam sido aplicadas 556.178 doses de vacina contra poliomielite e 552.694 doses da vacina tríplice, que protege contra o sarampo em todo o Paraná. Entre as 22 Regionais de Saúde do Estado, apenas três ainda não haviam alcançado a meta de 95% de cobertura vacinal.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), nos municípios pertencentes à 17ª Regional de Saúde, em Londrina, 93,7% das crianças já foram vacinadas. Nas cidades da 1ª Regional de Saúde, em Paranaguá, apenas 83,7% das crianças tomaram as vacinas. Na 2ª Regional de Saúde, em Curitiba e Região Metropolitana, que concentra a maior população a ser vacinada, 86,5% do público-alvo tomou a vacina contra pólio e 85% contra o sarampo.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.