22/08/2023
Tecnologia

Guarapuava avança na área da tecnologia e inovação

Com ecossistema formado, Governo do PR credencia Parque Tecnológico de Guarapuava

celeirto

Reunião entre o Estado e o Município (Foto: Secom)

Equipes do Governo do Paraná avaliaram e credenciaram o Parque Tecnológico de Guarapuava que passa a estar conectado com o programa estadual de inovação. Para esse credenciamento, técnicos das secretarias da Fazenda (Sefa) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) estiveram na cidade nesta terça (30).

Assim, a intenção foi ver se o ecossistema de inovação implantado no município preenche os requisitos do Conselho Estadual de Parques Tecnológico (Cepartec). O conselho é o responsável pela criação Sistema Paranaense de Parques Tecnológicos. Este, por sua vez, tem a função de ordenar e integrar ações de pesquisa e inovação tecnológica. A finalidade é buscar a participação de universidades e institutos de pesquisas, alunos, pesquisadores e setor privado.

De acordo com o Governo, trata-se de uma coordenação que pode identificar quais são as inovações necessárias a serem desenvolvidas. Além disso, quais as fontes de financiamento para que esta inovação se desenvolva. Por fim, quais as equipes capacitadas para poder desenvolver esses projetos.

Conforme afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Guarapuava, Sandro Abdanur, no Paraná, existem inúmeras iniciativas implantadas. Conforme informações do Governo do Paraná, são 15 iniciativas efetivas de parques tecnológicos, mas outras cinco estão sendo criadas. Essas iniciativas estão presentes nas áreas de agroindústria, biotecnologia, nanotecnologia e tecnologias da informação.

Assim como Guarapuava, outros já estão em fase de operação em Cascavel, Londrina, Pato Branco, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Toledo, entre outros municípios.

‘FASE ADIANTADA’

Entretanto, segundo Sandro Abdanur, a implantação do parque em Guarapuava está em fase adiantada. “Nosso ecossistema está formado. Reúne a Prefeitura, o Sebrae, a Cidade dos Lagos, a UTFPR, a Faculdade Guairacá, o núcleo de TI da Acig, coworking, robótica, Unicentro”.

De acordo com Abdanur, agora ao passar por esse processo de credenciamento, Guarapuava já faz parte  de um programa estadual e nacional de políticas públicas para inovação. “Queremos alavancar a nossa economia com a tecnologia, buscando ênfase em pesquisas voltadas ao agronegócio, educação, saúde, biotecnologia, nanotecnologia e fármaco”.

Para o prefeito Cesar Silvestri Filho, a partir dessa certificação Guarapuava estabelece uma integração com o Governo do Estado. “É um passo importante para a consolidação do ecossistema de inovação. Estamos ganhando cada vez mais força nesse processo de nos tornarmos atraentes para ideias inovadoras”.

Conforme disse o secretário executivo do Separtec, José Maurino de Oliveira Martins, o sistema estadual atua na integração de estruturas estratégicas dos Parques. O objetivo é que se transformem em ativos de inovação tecnológica e economia criativa para o desenvolvimento sustentável do Paraná.

“Guarapuava é um dos pontos de iniciativas de Parques Tecnológicos que estamos visitando. São ambientes onde já existe uma governança de relacionamento entre empresários, Prefeitura e universidades, compondo o que chamamos de tríplice hélice”.

De acordo com Maurino,  Guarapuava possui todas as condições para a consolidação de um parque tecnológico de referência em parques de quarta geração. Ou seja, aliando eficiência, inclusão, sustentabilidade e atração de mercado. “O mundo vai olhar para esse Parque como um case de sucesso”, disse após conhecer o Celeiro de Inovação no bairro Cidade dos Lagos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.