Por Luiz Carlos Knuppel Junior com foto de Lizi Dalenogari
A derrota humilhante da Seleção Brasileira por 7 a 1 para a Alemanha, arranhou a relação dos torcedores com a seleção. Se outrora as ruas de Guarapuava e de todo o Brasil ficavam vazias para os jogos da seleção, tal fenômeno não deve voltar a ocorrer neste sábado (12) data em que o Brasil encara a Holanda pelo duelo pelo terceiro lugar da Copa do Mundo.
O clima para o jogo de logo mais definitivamente é bastante diferente do que se viu nas partidas anteriores da Copa do Mundo. Para partida de hoje, os bares e restaurantes não farão promoção especial nem abrirão em horários diferenciados. No Centro da cidade, muitas poucas lojas ainda exibem camisetas ou algum artigo ligado a seleção.
Entre os torcedores, o clima de pessimismo é mais claro ainda. Em uma enquete realizada no Facebook da RSN a maioria dos leitores disse acreditar em uma vitória holandesa. Outros, ainda mais revoltados, afirmaram que irão torcer pela Holanda ou criticaram duramente a relação dos brasileiros com o futebol.
Contudo, durante a enquete também foi possível encontrar torcedores que ainda dizem viver o espírito da Copa do Mundo e que apesar da derrota ainda amam e torcem por seu país e pela Seleção.
O jogo entre Brasil e Alemanha acontece ás 17h00 no Estádio Mané Garrincha em Brasilia.