22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Guarapuava é uma das cidades que mais descontaminou lâmpadas no PR

Programa Reciclus é responsável por financiar o processo de logística reversa, coletar e descontaminar esses resíduos em todo o País

lampadas

Guarapuava é uma das cidades que mais descontaminou lâmpadas no PR (Foto: Thays Poletto/AEN)

Guarapuava está entre as 20 cidades paranaenses que fizeram a coleta e a destinação correta de lâmpadas fluorescentes. De acordo com o programa Reciclus, a pesquisa coletou informações dos últimos três anos em 450 cidades do país. Conforme a estatística, Guarapuava está em nono lugar com 72.182 mil lâmpadas coletadas e descartadas corretamente.

De acordo com o programa, para fazer a coleta e a destinação ambientalmente correta desses resíduos, 1.966 pontos de coleta são disponibilizados. Isso para cumprir com a determinação do Acordo Setorial da Reciclus. Entretanto, do total de pontos, 215 estão no Paraná. Assim, nesses pontos já foram recolhidos e descontaminados mais de dois milhões de unidades de lâmpadas fluorescentes pós-uso, desde 2017.

Conforme o programa, a iniciativa envolveu diversos segmentos da sociedade. Dessa forma atende à determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Ou seja, a Lei Federal nº 12.305/2010 que fala na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. Além de citar a logística reversa também como solução para o descarte correto de itens que podem causar danos ao meio ambiente.

QUAIS LÂMPADAS

Participam do programa apenas as lâmpadas de uso doméstico, dos seguintes tipos: fluorescentes compactas e tubulares; de vapor de mercúrio, sódio ou metálico; e luz mista. Assim, não há limite para descarte, desde que seja feito por consumidor doméstico. Recentemente, a Reciclus alcançou 1,7 milhões de quilos de lâmpadas pós-uso coletados em todo o País.

SERVIÇO

A Reciclus é uma organização civil sem fins lucrativos. Criada pelos principais importadores de lâmpadas, atua como Entidade Gestora do processo. E segue um modelo de operação autossustentável. Assim, para saber o ponto de coleta mais próximo de sua residência, acesse: https://reciclus.org.br/lista-de-pontos-de-coleta/

Conforme a Reciclus, a implantação dos pontos de coleta segue os critérios técnicos indicados no Acordo Setorial. Ou seja, o número de habitantes, área urbana, densidade populacional. Além de domicílios com energia elétrica, poder aquisitivo, infraestrutura viária e acessibilidade.

AS CIDADES DO PARANÁ

Conheça 10 das 20 cidades que mais coletaram lâmpadas fluorescentes usadas nos pontos de coleta Reciclus, desde 2017, no Paraná:

Londrina (507.227), Curitiba (491.357), Maringá (193.627), Cascavel (157.460), São José dos Pinhais (124.086), Ponta Grossa (114.562), Pinhais (112.658). Além de Foz do Iguaçu,  (110.323), Guarapuava (72.182), Arapongas (39.924).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.