22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Guarapuava ganha projeto de reciclagem nesta quarta (5)

Projeto trata sobre descarte correto do óleo vegetal e reaproveitamento de caixas de leite

Reciclagem1

Reciclagem (Foto: Divulgação)

Nesta quarta (5), a partir das 14h, a diretora-presidente do Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe), Regional Central, Dilceméri Padilha de Liz, recebe gestores e coordenadores de escolas particulares no Atalaia Palace Hotel para a apresentação do projeto Planeta Reciclável, que será desenvolvido em Guarapuava com a  parceria da Secretaria de Meio Ambiente, a GRT Óleo Vegetal e o Projeto Brasil sem Frestas.

O projeto que já existe em Curitiba, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu, completa 10 anos em 2019 e já atingiu mais de 27 mil estudantes – inclui um ciclo de palestras sobre educação ambiental, noções de reciclagem e reaproveitamento nas escolas inscritas. Participam alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental de instituições de ensino particulares associadas ao Sindicato.

Após as palestras, os estudantes são convidados a participar de um concurso cultural para desenvolver trabalhos sobre a reciclagem do óleo vegetal e de caixinhas de leite.

“É uma forma que encontramos para ensinar aos jovens o caminho e a importância da sustentabilidade, além de colaborarmos com a proteção do meio ambiente, fazendo esse material voltar à cadeia produtiva, ajudando quem precisa”, explica Esther Cristina Pereira, presidente do Sinepe/PR.

RECICLAGEM

Um litro de óleo é capaz de contaminar até 25 mil litros de água. Por isso, descartá-lo de forma correta é tão importante. E o processo é bem simples – basta armazenar o óleo usado em uma garrafa pet ou em um recipiente de plástico e levá-lo até pontos de coleta que dão o devido destino ao material.

As caixinhas de leite do tipo longa vida também podem ser recicladas, mas o processo é bastante complexo e caro. Por isso, o Projeto Brasil sem Frestas utiliza o material para vedar casas de famílias que vivem em condições precárias, protegendo-as contra o vento, frio e chuva, melhorando a qualidade de vida destas pessoas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.