Guarapuava tem a 2ª maior produção de batatas do PR

Principal mercado é SP, para onde seguem cerca de 100 caminhões por dia

(Foto: José Fernando Ogura/ANPr)

Guarapuava é o segundo maior núcleo regional de produção de batatas do Estado. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que afirma que o município produz 27% da produção estadual.

O maior núcleo produtor do Estado é o de Curitiba, com 30% da produção. O principal mercado comprador é São Paulo para onde seguem entre 80 e 100 caminhões carregados por dia saindo de Guarapuava. A produção paranaense do tubérculo, que é umas das principais hortaliças cultivadas no Estado, é dividida em duas safras ao longo do ano. A primeira, conhecida como safra das águas, é cultivada na primeira e no verão, e a segunda ganha os campos no outono e no inverno.

No ranking nacional o Paraná ocupa o terceiro lugar, atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo, que respondem por 32% e 23% da produção, respectivamente. Conforme informou a Agência Estadual de Notícias (AEN), em 10 anos, a produção da olericultura no Estado cresceu 82%. Estes dados foram divulgados pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

Depois de Guarapuava seguem no ranking: Ponta Grossa (16%), União da Vitória (10%), Irati (7%) e Pato Branco (7%). Essas seis regiões produzem aproximadamente 96% do total de batatas paranaenses. Foram 3,12 milhões de toneladas em 2017, ante 1,71 milhão de toneladas em 2007. Os dados do ano passado estão sendo contabilizados.

Relacionadas

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Guarapuava será a 1ª cidade do país a ter 'app' com prêmio internacional

ALERTA

Serviço de alerta de ferrugem asiática na soja começa nesta quinta no PR

TEMPO

Apesar da chuva, Paraná ainda enfrenta a maior seca da história

Comentários