Da Redação
Em breve, Guarapuava terá o primeiro Centro de Equoterapia da região. As obras estão sendo realizadas na área da Apae Rural, às margens da Br 277 e foram viabilizadas com recursos devolvidos pela Câmara Municipal de Vereadores, no valor de R$ 250 mil. Para conhecer o espaço o prefeito Cesar Silvestri Filho foi até o local, acompanhado pelo secretário executivo, Edony Kluber, nesta segunda feira (22).
“Esse centro é o primeiro da região Centro-Sul e vai beneficiar centenas de pessoas atendidas pela Apae. Nós disponibilizamos R$ 250 mil para esta obra que será referência no Paraná”, disse Cesar Filho.
De acordo com o presidente da Apae, Valdiney Domingos, a equoterapia utiliza o cavalo como agente promotor de benefícios a pessoas com deficiência motora e intelectual. Segundo ele, a Apae Rural de Guarapuava atende cerca de 170 pessoas. “Os nossos alunos a partir de 14 até 72 anos irão passar por triagem e, em seguida, serão encaminhados para a terapia. Será um processo pensando no melhor para cada estudante”.
Uma equipe multidisciplinar com instrutores, pedagogos e fisioterapeutas está recebendo treinamento para atuar no centro. Atualmente, no Estado, há três municípios que dispõem de unidades de equoterapia: Curitiba, Cascavel e Ponta Grossa.
—