Guarapuava terá um dos 1º Centros de Eventos sustentáveis do País

Projetado para ser um empreendimento certificado com o Selo LEED, o Centro de Eventos prioriza as exigências de uma obra sustentável

Guarapuava terá um dos 1º Centros de Eventos sustentáveis do País (Imagem: Divulgação)

Se tem um lugar em Guarapuava onde tudo o que há de inovação se faz presente, esse espaço se chama ‘Cidade dos Lagos’. Além de um complexo de saúde, tem universidade, centro de pesquisa, entre outros empreendimentos. E a novidade agora é o Centro de Eventos. Projetado para ser um empreendimento certificado com o Selo LEED, o centro prioriza as exigências de uma obra sustentável.

De acordo com o diretor do Grupo Repinho, que assina o Centro de Eventos, Acássio Antonelli, está em andamento o processo de certificação para obter esse selo. Portanto, trata-se da garantia de um projeto de alta performance, sustentável e com reconhecimento internacional. “Será um dos primeiros do Brasil a ter esse reconhecimento”.

Conforme Acássio, do ponto de vista social, o Selo LEED representa mais conscientização, segurança e saúde dos trabalhadores e ocupantes. “Há um aumento do senso de comunidade que se transforma em satisfação e bem estar do público alvo”.

EM MEIO AO CENTRAL PARK

Seis portas de entrada são acesso aos salões (Imagem: Divulgação)

Localizado numa área nobre, bem no alto do bairro, a área escolhida possui 25,5 mil metros quadrados. Desses, seis mil metros quadrados são de área construída e compõem um espaço multiuso. Assim, divididos em três salões com 1.616 metros quadrados cada um, embora juntos, proporcionam ambientes separados. Cada módulo tem capacidade para 3,4 mil pessoas. De acordo com o gerente, Orivaldo Chagas, o projeto reúne o que há mais de mais moderno, prático e eficiente.

“Na parte acústica, paredes e teto contam com gesso especial para absorção do som”. Além desse cuidado, as paredes externas e a cobertura do empreendimento também são termo-acústicas”.

O Centro de Eventos ainda conta com acesso coberto para embarque e desembarque e grande área de circulação. Na parte frontal são portas de acesso para os salões. Há também bilheterias e um conjunto de banheiros. No interior, o ambiente climatizado e infraestrutura moderna chamam a atenção. Isso tudo cria a possibilidade de grandes recepções, coquetéis e eventos de pequeno porte, simultaneamente.

“Estamos aptos para festas que reúnem de 50 até 10 mil pessoas”. Assim sendo, as paredes móveis e acústicas que permitem a flexibilização do espaço são produzidas com chapas de madeira de MDP melanínico. Essa matéria-prima tem produção em Guarapuava pelo Grupo Repinho.

SUSTENTABILIDADE

Localizado num bairro planejado e inteligente, o Centro de Eventos não poderia deixar de promover o reuso da água. Assim uma cisterna coleta a água da chuva que escorre pelo telhado e do estacionamento. A capacidade de captação prevê 200 mil litros. Entretanto, o excedente é direcionado por uma tubulação especial até o lago que está no Central Park, em frente ao Centro de Eventos. De acordo com o e empresário Acássio Antonelli, isso garante que 100% da água captada seja reutilizada ou desemboque no lago.

Além de todas essas vantagens, a iluminação em Led garante melhor luminosidade no ambiente com intuito de torná-lo mais eficiente e seguro. E ainda como não possui filamentos metálicos, mercúrio ou substancias tóxicas na composição, esse tipo de iluminação não emite poluentes ao meio ambiente. Entretanto, outro cuidado no empreendimento contempla o sistema de energia elétrica.

De acordo com Acássio Antonelli, o Centro de Eventos conta com geradores de emergência. E o esquema de segurança contra incêndio é todo com ‘splinker. Ou seja, um dos meios mais eficientes no combate a essas possíveis ocorrências. Dessa forma o público pode se divertir com segurança e comodidade.

DECK PARA O LAGO

Deck para o lago traduz um dos mais belos cenários para fotografias (Imagem: Divulgação)

Entretanto, um espaço ‘vip’ atrairá a atenção de quem vai promover festas de casamento ou de aniversários. Num dos salões, um ‘deck’ oferece vista para o lago. E a paisagem pode ainda ficar mais exuberante se houver o pôr-do-sol. Portanto, um cenário natural perfeito para fotos que eternizarão momentos especiais.

Além dessa possibilidade, a comodidade e o conforto do público, passam também pelo estacionamento para 650 carros. Assim, já na entrada, o público conta com um ‘hall’ com seis portas. Dentro do espaço a infraestrutura completa oferece outras condições para utilização. “Conforme o projeto, a área de serviço oferece praticidade. Assim, além da cozinha moderna, há espaço para dois ‘buffets’ ao mesmo tempo.

LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA

Com vista privilegiada, entre florestas de araucárias e lagos, o novo centro de eventos já nasce robusto. De acordo com o gerente Orivaldo Chagas, o embrião tomou forma com a fusão do novo projeto com o antigo Vittace. Assim, o Centro que era gerido pelo Grupo Superpão, passa a ser incorporado pela Cilla. Essa empresa administra o bairro planejado. Assim sendo, a agenda de eventos do então Vittace passa para o novo Centro. “Já temos 65 contratos assinados e uma agenda com mais de 100 eventos para 2021 e 2022”.

Conforme o gerente, todas as parcerias também serão absorvidas. Desta forma, a Festa do Soquete que, tradicionalmente, ocorria no Vittace, passará para o novo centro. “Será no dia 5 de dezembro no sistema Drive Thru”. Entretanto, também entra na pauta das promoções, grandes shows com artistas nacionais e internacionais. “Estamos fazendo um estudo para ver o que faremos após a pandemia”.

DIFERENCIAL

Com as condições próprias de um bairro ‘smart’, o Centro de Eventos Cidade dos Lagos surge como diferencial no setor. Dessa forma, o equipamento completo pretende também sediar feiras, congressos nacionais e internacionais, turismo de negócios e outras atividades afins.

De acordo com Orivaldo Chagas, moderno e totalmente estruturado, o novo espaço possui previsão de conclusão para os primeiros meses de 2021. “Estamos nos preparando para qualquer desafio”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

NOITE MUSICAL

Em live a banda Sentido Som promete agitar a noite guarapuavana

ÚLTIMOS DIAS

Terminam nesta sexta (4), as inscrições para o programa Centelha

ESPETÁCULO ASTRONÔMICO

A Lua estará pertinho de Júpiter e de Saturno no fim de semana

Comentários