22/08/2023
Política

Guia incentiva vereadores do Paraná a atuarem com visão empreendedora

Curitiba – Os vereadores do Paraná terão uma importante ferramenta em mãos para atuar na promoção do desenvolvimento sustentável dos municípios, com foco na criação e no fortalecimento de micro e pequenas empresas. O Sebrae/PR e a União dos Vereadores do Paraná (Uvepar) lançam nesta quinta-feira, dia 20, o Guia do Vereador Empreendedor, durante o 1º Encontro Estadual sobre Empreendedorismo nas Câmaras Municipais, que acontece em Curitiba.
O documento será lançado pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Jefferson Nogaroli; pelo diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini; e pelo presidente da Uvepar, Bento Batista da Silva, a partir das 9 horas, no Auditório Mario de Mari, no Cietep, local onde acontece o encontro. A elaboração do Guia do Vereador Empreendedor foi uma parceria entre o Sebrae/PR e a Uvepar.
O Guia é dividido em três temas centrais: “Por que apoiar os pequenos negócios?”; “Políticas de apoio aos pequenos negócios” e “Como estruturar o município para apoiar os pequenos negócios”. Esses temas são desenvolvidos em capítulos que abordam aspectos como distribuição de renda e emprego nos municípios; o vereador como agente de desenvolvimento; a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, seus benefícios e a importância de municipalizar a legislação; o Empreendedor Individual, nova figura jurídica criada por lei federal que vai facilitar a formalização de trabalhadores informais; o incentivo a programas de sustentabilidade ambiental; a educação empreendedora e capacitação profissional, entre outros tópicos.
Com o Guia, os 3,7 mil vereadores paranaenses vão ter acesso a informações sobre o papel econômico-social das micro e pequenas empresas e, assim, terão subsídios para atuar de forma criativa, como um empreendedor político atento às oportunidades que podem se traduzir em conquistas para os municípios do Paraná. O Guia será distribuído gratuitamente aos vereadores do Estado.
No Paraná, os pequenos negócios representam mais de 90% dos estabelecimentos formais, respondem por 60% dos empregos com carteira assinada e 40% da massa salarial. Na avaliação do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Jefferson Nogaroli, os números mostram que o empreendedorismo e as micro e pequenas empresas necessitam de políticas públicas capazes de mantê-los vivos e fortalecidos. “O vereador, como representante no Poder Legislativo Municipal, eleito pela sociedade, tem poder decisivo para contribuir e nos ajudar a avançar nessa jornada”, ressalta Nogaroli.
Para o presidente do Conselho do Sebrae/PR, o Guia traz ideias, fruto de uma reflexão, com o objetivo de construir uma sociedade melhor. “O desenvolvimento sustentável, tão perseguido na economia globalizada, precisa começar de fato nos municípios. E para que isso aconteça, o vereador pode agir como um agente de desenvolvimento. Um legislador de ideias que representem mais empregos e renda nos municípios, que potencializem, de forma simples, mas efetiva, ações em favor do empreendedorismo”, observa Nogaroli.
O presidente da Uvepar, Bento Batista da Silva, diz que a ideia de lançar o Guia do Vereador Empreendedor também se identifica com uma visão moderna do Parlamento, já reconhecida mundialmente, que identifica os vereadores não apenas como representantes da população nas Câmaras Municipais, mas também como agentes do desenvolvimento econômico e social nas cidades.
“Aos vereadores e vereadoras do Paraná que tiverem o privilégio de usufruir deste documento, peço que não apenas o leiam com atenção, mas que procurem, sobretudo, guardá-lo em seus gabinetes como fonte de consulta permanente. O Guia do Vereador Empreendedor é muito mais que um livro; é uma ferramenta essencial para garantir que os atuais legisladores municipais sigam o caminho que os bons vereadores devem trilhar em seus mandatos: o caminho do trabalho, da competência e, acima de tudo, da honestidade”, avalia Bento Batista da Silva.
A iniciativa de lançar um documento completo, com números, projeções, estudos e informações sobre a força do empreendedorismo e sobre as pequenas empresas, voltado a vereadores, é pioneira no Paraná. O Guia contém ainda argumentos que os gestores públicos podem se basear para a elaboração de leis e discussão de projetos voltados ao segmento.
Para o coordenador de Políticas Públicas do Sebrae/PR, Cesar Rissete, o Guia vai contribuir para que os vereadores atuem como agentes de transformação em seus municípios. “Fomentar o surgimento e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas aumenta a capacidade produtiva do município, com o crescimento da renda, dos empregos e da própria arrecadação do município”, avalia Rissete.

Lançamento
O lançamento do Guia do Vereador Empreendedor acontece nesta quinta-feira, dia 20, a partir das 9 horas, durante o 1º Encontro Estadual sobre o Empreendedorismo nas Câmaras Municipais, que será realizado no Auditório Mário de Mari, no Cietep, na Avenida Comendador Franco, 1.341, Jardim Botânico, em Curitiba. O encontro com os vereadores começa na quarta-feira, dia 19, e segue até sexta-feira, dia 21.
Ainda na quinta-feira, dia 20, acontece a palestra “O papel do vereador empreendedor”, com o consultor do Sebrae/SP, Silvério Crestana, às 10h15. Às 11h15, o coordenador de Políticas Públicas do Sebrae/PR, Cesar Rissete, faz a palestra “Empreendedor Individual”. Às 14 horas será realizado um painel com o tema “A Lei Geral Municipal da Micro e Pequena Empresa”, com a participação do prefeito da cidade de Cariacica, Espírito Santo, Helder Ignácio Salomão, do diretor da União dos Vereadores do Estado de São Paulo e da União dos Vereadores do Brasil, Anésio Ferreira de Campos, e do gerente da Unidade de Desenvolvimento de Soluções do Sebrae/PR, Agnaldo Castanharo.
Às 15 horas, o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, fala sobre “As Cidades Inovadoras”. Já das 16 horas às 18 horas, os participantes do encontro vão acompanhar a palestra “Liderança e Empreendedorismo”, ministrada pelo Professor Gretz.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.