22/08/2023
Brasil Cotidiano Educação Paraná

Inscrições para intercâmbio nos EUA terminam no dia 6 de março

O intercâmbio é para professores do Paraná atuarem no ensino de Português para crianças do 1º ao 9º ano no estado americano de Utah

normal_WhatsApp_Image_20200207_at_17.12.48

Inscrições para intercâmbio de professores do Paraná nos EUA terminam no dia 6 de março (Foto: Divulgação/SETI)

As inscrições para o programa de intercâmbio de professores do Paraná nos EUA terminam no dia 6 de março. O intercâmbio é para professores atuarem no ensino de Português no estado americano de Utah, conforme o edital completo. Assim, a ação é resultado do Memorando de Entendimento entre a Secretaria de Educação do Estado de Utah. Além da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), assinado em 2014.

“O Programa fortalece a cooperação internacional entre o Paraná e o Estado de Utah na medida em que proporciona uma troca de experiências culturais, de ensino e de aprendizagem”, disse o coordenador de Relações Internacionais da Seti, Luis Mascarenhas.

Além disso, a coordenadora do Programa de Imersão dupla em Língua Portuguesa do Estado de Utah, Silvia Juhas, disse que 33 professores já tiveram essa experiência. “Hoje temos 29 professores que atuam no ensino fundamental. A experiência em um sistema educacional diferente do vivenciado no Brasil. Assim, contribui para a formação profissional dos professores e para que alunos americanos aprendam a língua e conheçam cultura brasileira”.

INSCRIÇÕES

As inscrições poderão ser feitas até o dia 6 de março nas Assessorias de Relações Internacionais das universidades estaduais do Paraná, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Os professores aprovados permanecerão nos EUA pelo período de até três anos e atuarão no ensino de Português para crianças do 1º ao 9º ano.

Podem se inscrever docentes de Pedagogia, Letras ou áreas afins. Além disso com experiência comprovada de três anos na função de professor do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O professor selecionado deverá estar apto pra o ensino das disciplinas de Português, Matemática, Estudos Sociais. Além de Ciências e Educação Física e Artes.

BENEFÍCIOS

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, o contrato de trabalho em tempo integral será de 40 horas semanais, sendo 30 horas em sala de aula e 10 para preparação. Além disso, o candidato aprovado também passará por um treinamento de uma semana no início do mês de agosto com moradia inicial em um hotel além de moradia provisória na casa de uma família da escola pelo período máximo de duas semanas.

Os cônjuges dos candidatos aprovados terão direito a visto de trabalho em tempo parcial e os filhos, com idade de 5 a 18 anos, poderão ser matriculados em uma escola pública no Estado de Utah.

(Imagem: Reprodução/AENPr)

PROCESSO SELETIVO

A seleção dos profissionais será feita pela coordenação do programa nos EUA. Por fim, serão três etapas eliminatórias: análise de documentos, entrevista em inglês (conduzida pela equipe do Programa de Imersão de Língua Portuguesa de Utah) e avaliação de uma experiência didática com alunos, gravada em vídeo pelo candidato.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.