Inscrições para o grupo de estudos ‘Formadores em Ação’ estão abertas

Podem participar docentes da rede estadual que estejam atuando em sala de aula nas disciplinas em que a formação é proposta

Inscrições para o grupo de estudos ‘Formadores em Ação’ estão abertas (Foto: Reprodução/Pixabay)

A Educação abriu as inscrições para os professores que desejam participar do grupo de estudos Formadores em Ação como cursistas ou como formadores. Podem participar do grupo de estudo todos os professores da rede estadual de ensino que estejam atuando em sala de aula nas disciplinas em que a formação é proposta.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, a proposta do curso é que professores instrutores acompanhem os cursistas, conduzindo discussões voltadas à prática em sala de aula, aliada a metodologias ativas e tecnologias educacionais. Além disso, há vagas abertas para todas as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular: Arte, Biologia, Ciências, Educação Física e Filosofia. Bem como, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Química e Sociologia.

Conforme Roni Miranda, diretor de Educação da Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná, o principal objetivo do curso é ressignificar as práticas pedagógicas curriculares, aprimorando a formação de docentes.

Em 2020, tivemos ótimos resultados, com 8 mil professores participando como cursistas e mais de 500 como instrutores. Por isso, neste ano, o projeto está sendo ampliado, e haverá grupos que contemplam, também, os pedagogos.

SOBRE O CURSO

O programa é desenvolvido com base em roteiros de ação elaborados pela Secretaria da Educação e dividido em jornadas de formação de 20 horas cada. Cada professor formador orienta um grupo de 12 a 20 cursistas, que desenvolvem as ações propostas e colocam o aprendizado em prática na sala de aula, com os alunos.

A professora Léia Desplanches dos Santos, que ensina Ciências e Matemática no município de Cerro Azul, participou do Formadores em Ação em 2020 e conta que o curso a auxiliou a utilizar novas ferramentas nas aulas. “Foi um aprendizado incrível. Posso dizer com propriedade que a partir desse curso serei uma outra professora. É maravilhoso saber que estou no caminho certo”.

INSCRIÇÃO PARA PROFESSOR FORMADOR

Os docentes que pretendem participar como formadores podem se inscrever até 5 de fevereiro por meio de um formulário.

Após a inscrição, haverá um processo de seleção, que consiste em uma prova teórica discursiva com quatro questões de conhecimentos específicos sobre a disciplina de escolha.

Além disso, o professor precisa enviar um vídeo de apresentação que tenha entre dois e três minutos de duração. O envio do vídeo e a execução da prova ocorrem no dia 20 de fevereiro. Dessa maneira, o professor formador recebe certificação como docente e bolsa-auxílio.

INSCRIÇÃO PARA PROFESSOR CURSISTA

Os professores que desejam participar como cursistas podem se inscrever até 28 de fevereiro por meio de um formulário. Desse modo, eles podem fazer uso de hora-atividade para fazer do curso e recebem um certificado de 20 horas após o término de cada jornada.

Por fim, para mais informações sobre o Formadores em Ação estão disponíveis AQUI.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

DESTAQUE NACIONAL

Professora da Unicentro recebe prêmio de excelência por pesquisa

INFRAESTRUTURA

Estado investirá R$ 450 milhões em infraestrutura escolar

ÚLTIMA OPORTUNIDADE

Termina hoje (22) as inscrições para o Encceja 2020

Comentários