22/08/2023
Paraná

Inscrições para o PSS encerram com 47 mil candidatos

Processo prevê a contratação de pelo menos 4 mil professores para o ano letivo de 2021. Os inscritos farão a prova objetiva em 13 de dezembro

Colegio

Inscrições para o PSS encerram com 47 mil candidatos (Foto: Geraldo Bubniak/ANPr)

O prazo de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) terminou nesta segunda (23), às 23h59. De acordo com o número de inscrições, 47.008 profissionais se candidataram para a seleção  que vai contratar professores temporários para 2021. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) divulgou os dados. Trata-se da empresa responsável pela aplicação da prova de conhecimentos do PSS deste ano.

Conforme o edital, o PSS prevê a contratação de pelo menos quatro mil profissionais. Todavia, existe grande possibilidade de ampliação das vagas. Os salários podem chegar a até R$ 3.720.

Conforme a empresa, os inscritos farão a prova objetiva em 13 de dezembro nas cidades-sede dos Núcleos Regionais de Educação (NRE) para os quais se candidataram. No dia da avaliação prevê normas rígidas de prevenção da Covid-19.A avaliação tem caráter classificatório e é composta por questões da área em que o candidato pretende lecionar. Entretanto, outros critérios de seleção compõem o PSS. Como, por exemplo, tempo de serviço e a titulação, já utilizados nos anos anteriores. Entretanto, após diálogo com professores, houve a decisão de não utilizar redação e banca como critérios de avaliação. Originalmente, essas duas etapas também comporiam a nota.

GRUPOS DE RISCO

Parte dos profissionais selecionados no Edital PSS vai substituir professores do grupo de risco da Covid-19. São aqueles que não tenham possibilidade de atuar presencialmente. Porém, o processo seletivo está aberto a todos os profissionais. Inclusive aos candidatos do grupo de risco. De acordo com o edital, nenhum candidato ficará sem fazer a prova. Assim, a classificação do profissional do grupo de risco está garantida. Conforme o edital, o candidato será convocado para as aulas assim que acabar a situação emergencial da pandemia.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.