IPVA 2019 começa a ser entregue e será em média 3,8% menor que em 2018

Prazo para pagamento está maior este ano

(Foto: Matheus Buongermino/RSN)

Os proprietários de veículos usados emplacados no Paraná pagarão, em média, 3,8% a menos no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2019. Uma pesquisa de mercado realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que referencia o cálculo do imposto, apontou a desvalorização.

O valor da redução pode ser ainda maior, dependendo da marca, ano de fabricação e modelo do veículo emplacado no Estado. Em 2019 o Paraná contará com 4,3 milhões de veículos tributados e outros 2,6 milhões não tributados. A maior parte da frota terá alíquota de 3,5%. Ônibus, micro-ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV pagam 1%. Táxi, ônibus de transporte urbano, para deficientes, destinados ao transporte escolar e os que foram fabricados há mais de 20 anos (antes de 1999) estão isentos.

VENCIMENTO

Este ano, a data de vencimento para pagamento em cota única (à vista) ou a quitação da primeira cota será entre os dias 24 e 30 de janeiro, variando de acordo com os números finais da placa. Caso opte pelo pagamento à vista, o contribuinte terá um desconto de 3% no valor final. Em 2018, o prazo para pagamento em cota única variava entre os dias 10 e 16 de janeiro.

Já o contribuinte que preferir dividir o pagamento do IPVA 2019 em três cotas, deve ficar atendo aos prazos. O pagamento da primeira cota será entre os dias 24 e 30 de janeiro. O vencimento da segunda cota será entre os dias 21 e 27 de fevereiro e a terceira e última cota deverá ser quitada entre os dias 21 e 27 de março. Veja tabela abaixo.

 

(Imagem: divulgação)

 

MUDANÇA NO PAGAMENTO

Este ano,  os contribuintes receberão em casa apenas uma correspondência, com a Guia de Recolhimento para pagamento em cota única (à vista) do IPVA 2019. Quem optar por parcelar o IPVA em três cotas, deve entrar no Portal da Secretaria da Fazenda e imprimir as guias de recolhimento.

O pagamento também poderá ser feito usando somente o número do RENAVAM nos bancos credenciados. (Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Rendimento, Santander e Sicredi)

Relacionadas

REGIÃO

Em Prudentópolis, seguem as obras da ponte de concreto em Jaciaba

NOVO GOVERNO

Edil Spínola será nomeada na chefia do NRE, em Guarapuava

Comentários