O programa ‘Irati + Lixo Zero’, uma iniciativa da Prefeitura de Irati, pretende transformar a forma como os resíduos sólidos são gerenciados na cidade. De acordo com o prefeito Emiliano Gomes (PSD), a proposta quer não apenas melhorar a eficiência da coleta seletiva. Mas também promover uma cultura de sustentabilidade que envolva toda a população.
Gomes destaca a relevância da colaboração entre diferentes setores da sociedade para garantir que o programa seja bem-sucedido. “Para que a iniciativa funcione de maneira eficaz, é fundamental a participação ativa da população, especialmente no que diz respeito à separação correta dos materiais recicláveis.”
A iniciativa, conforme disse o prefeito, pretende tornar Irati uma referência em gestão de resíduos. “Não só pela eficiência da coleta e reciclagem, mas também pela melhoria das condições de trabalho dos recicladores. O que, por sua vez, impacta positivamente a qualidade de vida de muitas famílias.”
A ação é uma parceria entre a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Secretaria de Tecnologia, Inovação e Planejamento, a Cooperativa Agropecuária e Industrial (COCAIR) e a Associação Malinowski, o que fortalece o comprometimento coletivo com a gestão dos resíduos.
Leia outras notícias no Portal RSN.