22/08/2023
Política em rede

Itacir desmente boatos sobre apoio a Burko

Os fatos mais relevantes que movimentam os bastidores do cenário político você pode ler na 'Política em Rede'

itacir e celso

Itacir desmente boatos sobre apoio a Burko (Foto: Reprodução/Facebook)

O atual vice-prefeito Itacir Vezzaro (Podemos) nega que tenha ‘rachado’  com o grupo do prefeito Cesar Silvestri Filho. Ele também assegura que continua apoiando o candidato a prefeito Celso Goes, da coligação ‘Guarapuava cada vez melhor’.  “Sou um homem de palavra e a mantenho até o fim”.

Burko, Diogo e Thiago (Foto: Reprodução)

A especulação tem como ponto de partida uma foto que circula em grupos de WhatsApp e em redes sociais desde essa quarta (14). Na foto o filho de Itacir, Diogo Vezzaro, demonstra apoio ao candidato Vitor Hugo Burko, da coligação ‘Por Você’. “Meu filho tem CPF, endereço e vontade própria. Não posso impedir que ele escolha qual candidato vai apoiar”. Diogo não concordou com a escolha feita pelo grupo do prefeito Cesar Filho, após a disputa interna que teve Itacir como um dos postulante ao cargo majoritário.

Dr. Antenor (Foto: Divulgação)

O dia sorteado para a entrevista do Dr. Antenor na rodada promovida pelo Portal RSN teve conflito de agenda, segundo a assessoria de imprensa da coligação. Conforme sorteio no dia 7 de outubro na sede do Portal, com a presença da assessoria do candidato do ‘Movimento Guarapuava Todos’, Dr. Antenor seria entrevistado nesta quinta (15). Entretanto, em nenhum momento nos foi informado que neste dia e horário o candidato teria uma agenda em outro local. Caso contrário, na presença de todos e de forma transparente, com o aval de todos os representantes, o sorteio poderia ter sido refeito.
Além disso, como acordado foi pedido que em caso de ausência, a assessoria enviasse uma justificativa que seria lida durante a transmissão, caso chegasse a tempo. Porém, a justificativa não chegou mesmo sendo solicitada momentos antes da transmissão. E ainda: cada representante tinha uma cópia do regulamento que foi lido e assinado por todos. Todos os procedimentos foram registrados em ata.

Luiz Viana (Foto: Divulgação)

BAITA SUSTO

Um ‘burburinho’ movimentou o cenário político em Turvo. De acordo com comentários que circularam nos bastidores, a coligação ‘Juntos pelo Turvo que queremos’ teria solicitado substituição do candidato a prefeito. Assim, Luiz Carlos Viana não seria mais o majoritário, mas sim Sidney Santa’Ana Fiuza que é o atual vice da coligação.
Entretanto, o Ministério Público Eleitoral, esclareceu que o documento tem origem no próprio órgão. Ou seja, na hora da elaboração da ata do pedido de registro das candidaturas, um estagiário do MP, se equivocou e trocou o nome do candidato a prefeito. “Em outros termos, no parecer ministerial anterior, ao invés de constar como candidato ao cargo de prefeito pela Coligação “Juntos pelo Turvo que Queremos” o Sr. Luiz Carlos Viana, constou, por equívoco, o nome do candidato a vice-prefeito, que é o Sr. Sidney Sant’Ana Fiuza”. E continua: “Pelo exposto, o Ministério Público retifica, nesse ponto, o parecer ministerial lançado no ID 14942913, a fim de que Luiz Carlos Viana seja reconhecido como o candidato ao cargo de prefeito pela Coligação “Juntos pelo Turvo que Queremos”, mantendo-se, no mais, os termos da cota anterior.

TIRO DEMORADO

Deputado Artagão Junior e Evandro Filho (Foto: Assessoria parlamentar)

Nesta quinta (15), o deputado Artagão Júnior, recebeu demanda dos clubes de tiro de Guarapuava. A solicitação é para que o parlamentar interceda junto ao exército para pedir celeridade na emissão dos documentos necessários para a prática esportiva. De acordo com o técnico administrativo Evandro Filho, a emissão dos documentos em Guarapuava está levando de seis a oito meses. Entretanto, segundo ele, o normal seria levar cerca de 30 dias para emitir esses documentos. “Essa demora está fazendo com que muitos praticantes de tiro fiquem com armas de forma ilegal”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.