22/08/2023
Guarapuava Política

Itacir Vezzaro mostra força no cenário político de Guarapuava

Ex-secretário de Agricultura por seis anos, ex-secretário de Turismo e ex-secretário de Obras, o vice-prefeito Itacir agora é pré-candidato a prefeito

ITACIR

Itacir Vezzaro mostra força no cenário político de Guarapuava – Halmuth Brandtner (Surg), Ademir Fabiane (Agricultura) e Leonardo Valenga (Obras) (Foto/Divulgação)

O vice-prefeito de Guarapuava Itacir Vezzaro (Podemos) mostra força, intensifica as ‘costuras’ políticas e ocupa o espaço como pré-candidato a prefeito nas eleições deste ano. Nesse contexto, o administrador com gestão em agronegócio, dá mostras de força política ao indicar três nomes no primeiro escalão do prefeito Cesar Silvestri Filho.

Desincompatibilizado da Secretaria Municipal de Obras, por conta da exigência eleitoral, ele indicou para o lugar o então diretor de Obras, Leonardo Valenga, o qual é também presidente do Consórcio Rio Jordão. Antes, porém, quando saiu da Secretaria Municipal de Agricultura e Turismo, indicou o atual secretário Ademir Fabiane. Mas a influência política de Itacir não para por aí. Agora, há cerca de 15 dias, colocou o engenheiro Halmuth Brandtner como diretor-presidente da Companhia de Serviços Urbanos de Guarapuava (Surg).

Com uma trajetória de 39 anos na Secretaria de Estado da Agricultura, como técnico da Emater e outros dois anos como chefe regional da Seab, Itacir integra a linha de frente da administração de Cesar Filho. De acordo com essa trajetória, a experiência na extensão rural o levou a ser o secretário de Agricultura, por quatro anos, no primeiro mandato do prefeito Cesar Filho. Porém, o seu desempenho foi reconhecido ao ser chamado para ser o candidato a vice, função que exerce até hoje. 

PARTICIPAÇÃO ATIVA NA ADMINISTRAÇÃO

Entretanto, a participação na administração do município não se limitou apenas a isso. Nos primeiros anos do atual mandato, foi secretário municipal de Agricultura acumulando também a pasta do Turismo. Porém, por conhecer o Interior e saber das demandas, nos últimos dois anos, Itacir respondeu pelas Secretarias de Obras e de Turismo.

Sempre fui um vice-prefeito atuante. Procurei ocupar secretarias que envolvessem o trabalho com as comunidades do interior, como foi a agricultura e turismo. Depois quis ser o secretário de Obras para cuidar das demandas, tanto do interior, quanto da cidade.

De acordo com Itacir, após essa atuação, ele entende que está apto a contribuir de uma maneira mais direta na administração municipal.

Conheço a Guarapuava urbana e a Guarapuava do campo. Sempre tive uma inserção com força política junto ao prefeito Cesar Filho, por isso, agora sou pré-candidato a prefeito. Represento o partido no qual Cesar Filho é presidente estadual.

ATUAÇÃO COMO VICE

Apesar dessa disposição eleitoral, Itacir disse que não descuida das atribuições como vice do prefeito Cesar Filho. Juntos, visitam obras na cidade e no Interior. Afinal, Itacir deixou a Secretaria Municipal de Obras há menos de um  mês por conta da exigência eleitoral. “Conheço e sei onde está sendo executada cada obra no município. E não são poucas”. 

Responsável que foi também pela Secretaria Municipal de Agricultura e Turismo, o pré-candidato a prefeito conta que preenche as poucas horas vagas que tem  fazendo o que mais gosta. “Como também fui secretário de Agricultura e Turismo e implantei vários projetos nessas áreas, não tem como ficar alheio. E tudo acaba sendo interligado”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.