22/08/2023
Comunidade Paraná

Jogos da Fraternidade terão presença do EcoExpresso Sanepar

Grupos escoteiro de diversos municípios do Estado se reúnem neste domingo (5)

ecoexpresso2 (3)

(Foto: Ascom/Sanepar)

A 27ª edição dos Jogos da Fraternidade que será realizada em Coronel Vivida, neste domingo (5) conta com a presença do ônibus de educação socioambiental da Sanepar EcoExpresso. Ao todo, devem participar 523 jovens de 11 grupos de escoteiros das regiões Sudoeste e Centro-Oeste do Estado. As atividades serão desenvolvidas na Fazenda Piquete San Rafael, na Rodovia BR 158, na Comunidade do Km 05, das 9h às 17h.

De acordo com a assessoria, os escoteiros poderão observar o caminho que a água percorre até chegar às torneiras dos moradores e depois retornar ao rio, na forma de esgoto tratado. Os cuidados para destinar os resíduos sólidos e a geração de energia elétrica a partir do processo de tratamento de esgoto também são temas da grande maquete montada dentro do EcoExpresso.

(Foto: Ascom/Sanepar)

O diretor técnico do Grupo Escoteiro Tupinambá de Coronel Vivida, Leandro Signor, destaca que os Jogos da Fraternidade são realizados para promover amizade, integração e desenvolver o espírito fraterno entre a comunidade escoteira do Paraná. “Os jovens são convidados a participar de atividades que contribuem para o seu desenvolvimento, para fomentar a doação de sangue, cuidar do meio ambiente e arrecadar donativos, que são repassados às comunidades carentes”, explica.

Grupos de Guarapuava, Faxinal do Céu, Pato Branco, Francisco Beltrão, Palmas, Nova Prata do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Quedas do Iguaçu e Chopinzinho devem estar presentes.

AGENDA DO ECOEXPRESSO

Criado pela Sanepar em 2014, o ônibus foi especialmente preparado para exibir o ciclo da água e os processos de tratamento da Sanepar, incentivando a preservação do meio ambiente, em especial dos recursos hídricos. Para levar a educação ambiental aos jovens estudantes, nos dias 6 e 7 de maio o ônibus vai atender aos alunos das escolas do município de São João. O veículo ficará na Escola Castro Alves, no dia 6, e na Escola Estadual Tancredo Neves, no dia 7. O horário de visitação é das 8h às 17h.

Nos dias 26, 27 e 28 de junho, o EcoExpresso volta a dar atendimento no Sudoeste. A população pode participar da visitação feita em Clevelândia, durante o evento Paraná Cidadão, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Seju).

A visitação é gratuita e o ônibus dispõe de elevador de acesso para cadeirantes ou pessoas com dificuldades de locomoção.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.