Jovens guarapuavanos criam dispositivo para ajudar portadores de Alzheimer

Projeto foi finalista em Feira Internacional de Inovação

*Conteúdo publicado originalmente na revista Descubra Guarapuava.

A dificuldade da família em cuidar de uma pessoa portadora de Alzheimer despertou o interesse da jovem Milena Belle Bochnia e de mais três colegas de turma a desenvolver um dispositivo que facilita os cuidados com os portadores da doença, no cotidiano.

O projeto criado para a Mostra Científica do Colégio Aliança foi finalista na categoria Ciências da Saúde da Feira Internacional de Inovação das Ciências e Engenharias, em Foz do Iguaçu. O evento técnico-científico-cultural contou com 400 trabalhos inscritos e a integração entre o Brasil, Paraguai e Argentina.

Rafael e Milena (Foto: Divulgação)

Milena, Rafael Mila Primak, Boleslau José Kappe Júnior e Matheus Henrrick de Oliveira uniram-se e inventaram um aparelho que auxilia nos cuidados com o paciente. Trata-se de um equipamento que dispara um alarme e luzes quando chega o horário do paciente ser medicado, apontando, inclusive, qual o remédio que deverá ser dado.

A equipe usou um pote plástico, onde fez quatro divisões para serem colocados os medicamentos. Implantaram minúsculas lâmpadas de led, usaram um arduíno uno (cedido por uma escola de robótica) e um software de programação de horários. O grupo foi orientado inicialmente pela professora Marilze Mariano e teve a co-orientação da professora Ana Carla Mila Primak.

(Foto: Divulgação)

“Muitas pessoas esquecem do horário de dar o remédio e isso acaba prejudicando quem está doente. Por isso, pensamos numa maneira de ajudá-los”, disse Milena, que juntamente com Rafael, ficaram em segundo lugar na categoria “Vivência Estudantil” e ganharam uma semana de aprendizado no Parque Tecnológico de Itaipu.

Relacionadas

VAMOS AJUDAR?

ONG Patas com Patas pede doações para lares temporários de animais

EDUCAÇÃO

Educação ganha personagens para interagir com estudantes

UTILIDADE PÚBLICA

Energisa divulga desligamento programado para Guarapuava

Comentários