22/08/2023
Política em rede

Justiça Eleitoral prima pela acessibilidade no dia das eleições

Saiba os bastidores das eleições em Guarapuava e no Paraná, além de outras informações nacionais e internacionais no 'Política em Rede'.

acessibilidade

 

Justiça Eleitoral prima pela acessibilidade no dia das eleições (Foto: TSE)

Eleitores com deficiência visual deverão levar fone de ouvido no dia das eleições, 15 de novembro. De acordo com medidas de segurança sanitária, cada eleitor deve levar o próprio fone de ouvido.
Além disso, todas as urnas eletrônicas estão preparadas para atendê-los. Pois haverá sistema braile e identificação da tecla número cinco nos teclados.
De acordo com a Justiça Eleitoral, será possível utilizar também o alfabeto comum ou o braile. Isso para assinar o caderno de votação ou assinalar as cédulas, se for o caso. Também fica assegurado o uso de qualquer instrumento mecânico que portar ou lhe for fornecido pela mesa receptora de votos.

OUTRAS MEDIDAS

Conforme a Justiça Eleitoral, outras medidas para garantir a acessibilidade também estão sendo tomados. Entre eles, o atendimento prioritário a pessoas com deficiência. Ou seja,  com mobilidade reduzida, com idade igual ou superior a 60 anos. Assim como, gestantes, lactantes e pessoas com crianças de colo.
O eleitor com deficiência pode requerer a transferência do local de votação para uma seção especial. Como uma seção instalada em local com rampas ou elevadores.

SORTEIO I

O candidato a prefeito de Guarapuava André Tecchio (DC) fez uma pauta na agenda nesta quarta (7). Ele mesmo participou do sorteio promovido pelo Portal RSN para a ordem das rodada de entrevistas.

SORTEIO II

O mesmo ocorreu com o o candidato a vice-prefeito na chapa liderada por Jabur do Motocross. Assim, o engenheiro Paulo Vier (Avante) representou a coligação ‘Aliança por Guarapuava’ no sorteio do Portal RSN.

SORTEIO III

Já a coligação ‘Por você’, do candidato a prefeito Vitor Hugo Burko, teve como representante o ex-chefe da 5ª Regional de Saúde, Marcio Brunsfeld.

SORTEIO IV

Enquanto se preparava para o lançamento oficial da candidatura, nesta quarta (7), o advogado Orides Neto Negrello o representou. O assessor jurídico da campanha participou do sorteio pela coligação ‘Guarapuava cada vez melhor’.

SORTEIO V

A jornalista e professora de História Cerize Gomes esteve no Portal RSN, nesta quarta (7), sorteando o dia em que o candidato Dr. Antenor comparecerá para a entrevista.

SORTEIO VI

O coordenador da campanha da candidata Luzia Noriler, Rogério Dimbarre se responsabilizou pela representação da advogada junto ao Portal RSN.

SORTEIO VII

Entretanto, os eleitores de Guarapuava deixarão de ter a oportunidade de conhecer a candidata Janaína Naumann. Por não ter ninguém no sorteio, o horário da biomédica ficará vago no dia que poderia ser entrevistada.

DEPUTADO VISITA GUARAPUAVA

Nesta quinta (8) o deputado estadual Anilson Chioratto, presidente do PT no Paraná estará em Guarapuava. Conforme a agenda, ele se reúne com os candidatos a prefeito Antenor Gomes de Lima (PT) e vice-prefeito João Nieckars (MDB). De acordo com informações, também fará audiência com candidatos a vereador, prefeitos e vice-prefeitos da Região. O encontro está marcado no comitê (Barão do Rio Branco, 2038, no Batel), das 9h as 11h.

PONTE SERÁ REABERTA

A Ponte da Amizade, entre Foz do Iguaçu e a paraguaia Ciudad del Este, volta a ser liberada na quinta (15). A ponte que liga dos dois países estava fechada desde 18 de março, por causa da covid-19.
De acordo com informações, um ato simbólico entre presidentes Jair Bolsonaro (Brasil) e Mario Abdo Benítez, o ‘Marito’ (Paraguai) marcará a reabertura. o encontro será perto das aduanas entre os dois países.  Nesse mesmo dia serão liberadas as fronteiras de Ponta Porã (MS) com Pedro Juan Caballero (Paraguai) e de Mundo Novo (MS) com Salto del Guairá (Paraguai).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.