Lives com professores abordam a inteligência emocional

As transmissões ao vivo pela internet são produzidas para os servidores da Educação e também têm como tema a saúde mental

Lives com professores abordam a inteligência emocional (Imagem: Seed)

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte promove diariamente lives de formação on-line. Assim, as transmissões são voltadas para a saúde mental dos profissionais da Educação. As transmissões ao vivo são produzidas para os servidores do Paraná. Em quase cinco meses de curso, mais de 4 mil pessoas já participaram.

Desse modo, um dos temas levados aos professores nas últimas semanas foi inteligência emocional, com o professor de Educação Física Josemar Bandeira. Em outra live recente, o professor de Inglês Augusto Martins, abordou saúde mental.

PALESTRAS

De acordo com Josemar, as palestras via meetings têm o intuito de trabalhar a inteligência emocional e o perfil comportamental. Conforme o professor, ao entender melhor esses pontos, a saúde mental do profissional acaba sendo beneficiada. “A inteligência emocional nos ensina como fazer uma gestão das emoções. E gestão das emoções tem tudo a ver com saúde mental”.

O professor acrescenta ainda que saúde mental é quando a pessoa está em equilíbrio. Já a crise é quando a pessoa perde esse equilíbrio. “Meu intuito com essas palestras é levar o profissional a entender as emoções e conseguir coordená-las”.

REALIDADE

De acordo com a chefe de Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho, Maria Molini, a palestra sobre saúde mental veio como uma injeção de ânimo para ela e a equipe. “A palestra fortaleceu a minha gestão como chefe de núcleo. Além disso, ajudou os diretores a enfrentarem os obstáculos com mais positividade”.

Conforme Maria Molini, o momento atípico trouxe várias mudanças aos profissionais. Assim, ter um entendimento claro a respeito do perfil emocional e do equilíbrio mental, foi essencial. “O interessante das palestras é que tivemos também dicas de como buscar soluções para momentos de crises pessoais. Isso acontece em longos períodos de isolamento”.

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

O professor Augusto Martins também é um dos responsáveis por promover lives para os servidores da área. A cada novo encontro on-line, ele convida um profissional para agregar conhecimento aos participantes. “No último encontro, convidamos a professora doutora Luciana Maria Caetano. Ela falou com nossa equipe a respeito do impacto do exercício docente na saúde do professor”.

De acordo com Augusto, essas lives estão aos poucos preparando mentalmente o professor para a volta às aulas. Além disso, para o enfrentamento das novidades que cada profissional encontrará em sua área de atuação.

“Buscamos mostrar como nossos professores devem se preocupar com sua própria saúde. Abordamos também a questão das novas mudanças que em breve teremos na volta às aulas presenciais. É um momento de grande reflexão para nossos profissionais”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

ÚLTIMA OPORTUNIDADE

Termina hoje (22) as inscrições para o Encceja 2020

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

'Cidade dos Lagos' sedia curso de engenharia biomédica e Campo Tech Park

VAMOS ESTUDAR?

Unicentro abre inscrições para pós-graduação em Letras

Comentários