22/08/2023
Blog da Cris Guarapuava

Lupi pede que Família Requião reconstrua o PDT no Paraná

Requião Filho, embora tenha manifestado interesse, deixou claro que ainda há pontos a serem discutidos antes de uma resposta definitiva

Requião, Lupi e Requião Filho (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O ministro da Previdência Social e presidente nacional licenciado do PDT, Carlos Lupi, visitou Curitiba nesta sexta (7). Ele teve um encontro com o ex-governador Roberto Requião e com o deputado estadual Requião Filho. O objetivo central da reunião foi formalizar o convite para que Requião Filho assuma a tarefa de reconstruir o PDT no Paraná.

Em um cenário político marcado por grandes movimentações e rearranjos partidários, o deputado Requião Filho, embora tenha manifestado interesse, deixou claro que ainda há pontos a serem discutidos antes de uma resposta definitiva. “Teremos reuniões ainda. Se ficar claro que é possível construir um partido, uma proposta de Paraná como alternativa ao que existe hoje, vou enfrentar o desafio.”

A decisão de Requião Filho em ponderar a proposta do PDT reflete uma análise pragmática do cenário político estadual, no qual a viabilidade de uma nova proposta política no Paraná pode depender de alguns fatores. Como, por exemplo, alinhamentos regionais, apoio popular e, principalmente, a capacidade do PDT em se reposicionar como uma alternativa sólida frente aos partidos já estabelecidos.

O deputado compartilhou uma foto da reunião nas redes sociais, destacando a presença de André Menegotto, secretário nacional do PDT. “Tive uma boa conversa”, escreveu, sem, no entanto, revelar maiores detalhes sobre o conteúdo das discussões. Este silêncio sobre o conteúdo da reunião pode indicar uma fase de planejamento interno e cautela quanto à divulgação de estratégias.

DESFILIAÇÃO DO PT

Em paralelo a essas articulações, Requião Filho também obteve autorização do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE) para se desfiliar do Partido dos Trabalhadores (PT). A decisão do TRE garante que o parlamentar não sofrerá sanções no terceiro mandato como deputado estadual. Condição que lhe oferece liberdade para explorar novas alianças políticas sem comprometimento legal.

Recentemente, o deputado tomou posse como membro da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná, além de deixar a liderança da oposição na Alep. Esse movimento pode ser interpretado como uma tentativa de distanciamento das dinâmicas políticas anteriores, abrindo caminho para uma nova configuração na própria trajetória partidária.

A proposta de reconstrução do PDT no Paraná, portanto, representa mais do que um simples convite. Trata-se de um reflexo das atuais tensões e transições dentro do espectro político estadual, em que partidos tradicionais buscam se reconfigurar ou ganhar fôlego frente às novas demandas da população e do cenário político nacional. O futuro do PDT no Paraná dependerá não apenas de Requião Filho, mas também de uma série de fatores conjunturais e estratégicos que ainda precisam ser alinhados.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.