Luzia Noriler lança pré-candidatura a prefeitura de Guarapuava

O novo nome na disputa, salienta que busca mudanças na política e na gestão municipal. Para ela, a relação das mulheres com a política é imprescindível

O novo nome na disputa, salienta que busca mudanças na política e na gestão municipal (Foto: Divulgação)

A advogada e aliada ao partido Patriota, Luzia Noriler, confirma a pré-candidatura a prefeitura de Guarapuava. Ela tem vasta experiência em administração pública, já que é especialista no setor. O novo nome na disputa, salienta que busca mudanças na política e na gestão municipal.

De acordo com Luzia, o apoio de Dr. Lineu Thomas e do deputado federal Evandro Roman, foram importantes para a decisão da pré-candidatura. Ela já atuava como administradora e empresária há alguns anos em Guarapuava. Além disso, Luzia comenta que foi convidada para assumir a presidência do partido Patriota neste ano.

MULHERES NA POLÍTICA

Para ela, a relação das mulheres com a política é imprescindível. “Desde os primórdios da humanidade, as mulheres foram banidas do espaço político. Nós, precisamos conquistar cada vez mais este espaço e exercer o nosso direito de cidadania”.

Atualmente, as mulheres têm reivindicado direitos e buscado igualdade, o que a pré-candidata considera importante. “A classe feminina é inteligente e tem grande capacidade de exercer várias funções e atividades ao mesmo tempo, destacando o trabalho político com respeito e humildade”.

Conforme Luzia, a atualidade transcende o que era imposto na sociedade em outras épocas, nas últimas décadas, as mulheres passaram a conquistar espaço no cenário político deixando o legado da proatividade e desempenho. “Não há dúvidas de que a luta das mulheres pela cidadania representa um grande avanço histórico”.

METAS

A advogada disse estar elaborando um plano de governo pautado em estudos junto aos anseios da comunidade guarapuavana. O intuito é ser o diferencial, principalmente na área da saúde, educação, desenvolvimento econômico e geração de novos empregos na cidade. “É imprescindível situar o município no ambiente constitucional, através da gestão democrática, onde a participação popular é necessária”.

O aperfeiçoamento da administração municipal e as normas legais que sobre ela incidem precisam ser respeitados. Assim, atendendo as obrigações e oferecendo à população serviços de elevado nível de qualidade. E, claro, bem-estar à toda comunidade guarapuavana.

Além disso, Luzia tem como plano fomentar as ações municipais, promovendo e estimulando o desenvolvimento da cidade. Com isso, pretende impulsionar os empreendimentos, atrair investimentos de grande porte e fomentar os micros e pequenos empresários, bem como os empreendimentos corporativos.

Luzia também afirma que busca formas de estreitar os laços de solidariedade e cooperação, aproximando isso da comunidade, promovendo ações. Outro ponto importante entre as propostas estabelecidas é a implementação de políticas públicas. “Quero desenvolver os pilares que dão sustentabilidade a essa forma de gestão como os planos setoriais e os consórcios intermunicipais e regionais”.

Em termos de política de saúde, tem o intuito de prestar serviço junto ao SUS, respeitando as normas e diretrizes do sistema, pensando em oferecer tratamentos de qualidade. “Com concepção unificada, de forma regionalizada e hierarquizada, visando garantir à toda a população o acesso universal e igualitário; gratuidade dos serviços; participação e controle social”. Abarca ainda, ações de vigilância sanitária; controle de medicamentos de interesse para a saúde da população; entre outras coisas.

Luzia diz que quer investir com tecnologia na área de saúde. “A atenção básica funcionará de modo independente com médicos, dentistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e demais servidores em tempo integral. Quero pensar nisso e na construção de um hospital e mais uma UPA”.

Somos contra a corrupção e devemos revidar todos os esforços necessários para combatê-la em prol do desenvolvimento do município de Guarapuava. Desse modo, garantindo a geração de mais empregos, melhoria na área da saúde, educação e em termos de infraestrutura no geral.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

PARANAENSE DE FUTSAL

CAD anuncia a contratação do revelação ala Traiano para Série Prata

EM FUNCIONAMENTO

Câncer Center já atende uma média de 10 a 15 pacientes por dia

PRIMEIRA SEMANA

Sol marca primeira semana de agosto em Guarapuava

Comentários