22/08/2023
Guarapuava Política

Mais de 125 mil eleitores vão às urnas em Guarapuava neste domingo (7)

De acordo com o TRE, aproximadamente 590 urnas eletrônicas vão computar os votos dos guarapuavanos

guarapuava

Desde às 8h deste domingo (7), eleitores de todo o país acompanham as movimentações das eleições 2018. Até às 17h, em Guarapuava, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), são 125.677 eleitores votantes que participarão das eleições neste ano. Deste total, 70.730 integram a 43ª zona eleitoral da cidade e 54.947 eleitores pertencem 44ª zona eleitoral de Guarapuava.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em todo o Brasil, 147.306.275 eleitores deixarão seus votos registrados para os cargos de presidente da República, governadores de estados e do Distrito Federal e os integrantes do Poder Legislativo federal, estadual e distrital.

(Foto: Divulgação)

Para computar o voto de todos os eleitores guarapuavanos, aproximadamente 590 urnas eletrônicas foram distribuídas nos colégios eleitorais do terceiro planalto. Além destes números, segundo o TRE, a cidade teve 16.700 títulos eleitorais cancelados em 2018, devido à situação irregular de cidadãos com a Justiça Eleitoral do Brasil.

Aproveitando a oportunidade de participar das eleições 2018, em Guarapuava, 145 eleitores cadastraram-se com o voto em trânsito, para o 1º e o 2º turno, em outubro. De acordo com o TRE, com o procedimento, esses eleitores que não estarão em seu domicílio eleitoral nos dias 7 e 28 de outubro poderão, mesmo assim, efetivar seu voto. Para quem realizou o cadastro do voto em trânsito, o local de votação tanto no 1º quanto no 2º turno é o Fórum Eleitoral.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.