Mais de 300 pessoas prestigiam aniversário do Sindicato Rural

O Sindicato Rural de Guarapuava comemorou na noite de quarta-feira, 5, o aniversário de 45 anos da entidade e 5 anos da Revista do Produtor Rural do Paraná.

A programação do evento incluiu homenagens, lançamento de selos comemorativos e o musical Memorial Terra que Canta, com a dupla Lisandro Amaral e Marcelo Oliveira, ponto alto da comemoração.

De acordo com a Assessoria de Comunicação do Sindicato, mais de 300 pessoas, entre autoridades, produtores rurais associados e parceiros da entidade prestigiaram o evento.

Durante a solenidade, a atual diretoria do Sindicato Rural prestou homenagem ao ex-presidente Ávio Bitencourt Ribas, que comandou o Sindicato por quatro gestões, de 1977 a 1989. A partir de agora, o anfiteatro da entidade passa a se chamar Anfiteatro Ávio Bitencourt Ribas. Falecido há 24 anos, Ávio foi representado pela filha Elizabeth Maria Ribas de Quevedo, que destacou as ações do pai a frente do Sindicato como importante figura para o desenvolvimento agropecuário na região. Ela também enfatizou o trabalho da atual diretoria, parabenizando o Sindicato e a Revista do Produtor Rural por darem continuidade ao trabalho de Ribas.

 

 


Em seu discurso, o presidente do Sindicato Rural, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, disse que a entidade tem dois grandes motivos para comemorar: o primeiro é o aniversário de 45 anos. "São mais de 4 décadas de história, de trabalho, de luta e defesa em prol da classe produtora rural. O Sindicato vive hoje um momento de união da classe, de conscientização dos produtores rurais sobre a importância da entidade. Ávio Bitencourt Ribas fez um belo trabalho, que merece reconhecimento e respeito. No entanto, em determinada época, o Sindicato perdeu sua força política e representatividade, tendo retomado sua função na última década, recuperando a capacidade de aglutinação de produtores, informação e transferência de tecnologia. O desafio dessa gestão está sendo grande, porque assumimos uma entidade em crescimento. Hoje, como representante do setor do agronegócio, temos importância, não só municipal como estadual. O desafio é crescer ainda mais, ser mais forte e atuante, com mais sócios participativos".

O segundo motivo, segundo o presidente, é os 5 anos da Revista do Produtor Rural do Paraná. "Hoje, consolidada, é o principal veículo de comunicação do setor agropecuário da região de Guarapuava. A revista iniciou pequena, com proposta de ser regional, mas cresceu a cada edição, levando informação e tecnologia para nossos sócios. Hoje são 116 páginas e tiragem de 3.400 exemplares, com reconhecimento nacional. Nosso muito obrigado a todos que direta ou indiretamente contribuem com a revista, especialmente os diretores, colaboradores, associados, anunciantes, amigos e parceiros da entidade".

Em discurso emocionado, a gerente e assessora de comunicação do Sindicato Rural, Luciana de Queiroga Bren, falou sobre a publicação. "Quero agradecer a todos que me apoiaram desde a primeira edição da revista: toda a equipe de funcionários do sindicato, a diretoria, os produtores rurais, os representantes das empresas anunciantes, os parceiros do sindicato. Agradeço a minha família, em especial, meu marido Leandro, pelo apoio de sempre, pela paciência de me explicar assuntos referentes à agronomia, para que eu pudesse escrever cada vez melhor. Agradeço Cláudio (Marques de Azevedo) e Gora (Anton) pela minha contratação em 2007 e todo apoio desde o início; agradeço o Rodolpho (Luiz Werneck Botelho) e a atual diretoria por ter me dado o privilégio de continuar atuando como gerente e assessora de comunicação. Espero que meu esforço esteja trazendo benefícios para os associados do sindicato, nossos leitores".

Vídeos institucionais do Sindicato Rural e da Revista do Produtor Rural divulgaram mensagens de associados sobre a comemoração. O produtor rural Edson Bastos, que acompanhou a trajetória do Sindicato desde o início, comentou sobre o desenvolvimento da entidade. “Nós sonhávamos com alguma coisa que não tinha o tamanho que Sindicato tem hoje, ele ultrapassou nossas expectativas”. Gerson João Mendes de Abreu destacou a importância da publicação para entidade. “A revista é o orgulho do Sindicato. Temos uma revista informativa, técnica, bem conduzida. O associado espera, a todo o momento, pelo seu lançamento. É uma publicação feita com atenção e temos respeito a quem produz”.

A noite também contou com a inauguração do acendimento das luzes natalinas do Sindicato Rural. Em seguida, houve confraternização no Restaurante Boulevard Grill.

Fotos: Manoel Godoy

Relacionadas

RIQUEZA DO CAMPO

Produção de cevada pode crescer 11% este ano no Paraná

SABORES DA CASA

Site Compre do Produtor agora também conta com venda de cervejas artesanais

BRUCELOSE E TUBERCULOSE

Adapar indica que 25 animais estão doentes em Guarapuava e PG

Comentários