Matrícula para rede pública estadual começa hoje (24) no Paraná

Os pais e responsáveis podem matricular ou rematricular os alunos em um sistema on-line. As matrículas seguirão até o dia 18 de dezembro

Matrícula para rede pública estadual começa hoje (24) no Paraná (Foto: Reprodução/Pixabay)

Começa nesta terça (24) o período de matrícula escolar para o ano letivo de 2021 nos colégios da rede estadual em todo Paraná. A confirmação das vagas, tanto para matrícula inicial quanto para rematrícula, será on-line e seguirá até 18 de dezembro.

Conforme a Agência Estadual de Notícias, a confirmação das vagas escolares de estudantes da rede estadual deverá ser feita on-line, na Área do Aluno. Essa é uma plataforma da Secretaria para consulta ao boletim escolar, emissão de declaração de matrícula, solicitação do histórico escolar e atualização cadastral.

Já os estudantes da rede privada, matriculados em instituições que não utilizam o Sistema Escola Web, ou de outros estados ou países, devem acessar o formulário destinado à Região (NRE). Depois do preenchimento do formulário, os interessados devem solicitar a geração do Código Geral de Matrícula (CGM). Desse modo, o solicitante pode acessar a ‘Área do Aluno’ com o código e fazer a solicitação da vaga.

Contudo, no caso de não possuir celular e/ou acesso à internet, o interessado deverá comparecer na instituição de ensino para fazer esse processo em computador da escola. Orientações relacionadas ao processo de matrícula para outras ofertas de ensino disponibilizadas pela Secretaria da Educação podem ser verificadas na Instrução Normativa nº 002/2020 – SEED/DPGE, disponível neste link.

DOCUMENTOS

Na hora de preencher o formulário, os pais devem ter em mãos a certidão de nascimento ou carteira de identidade do estudante (se houver). Além disso, a declaração de vacinação, declaração ou histórico escolar e um comprovante de endereço e RG do responsável.

MATRÍCULAS ON-LINE

Em 2019, a Secretaria implementou o processo de confirmação on-line de vagas para a matrícula inicial e para a rematrícula no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional. Dessa maneira, otimizando o tempo dos pais e responsáveis legais, bem como o planejamento escolar de toda a rede pública estadual.

Por fim, acesse o link do formulário do NRE de Guarapuava, Irati e Laranjeiras do Sul.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

EDUCAÇÃO

PR é exemplo de prevenção na aplicação da prova do Enem, diz ministro da Educação

Matrículas para cursos técnicos são prorrogadas até 19 de janeiro

MUDANÇAS

Ratinho Junior sanciona lei que altera regras das escolas cívico-militares

Comentários